Cia Grande Urso Navegante traz para Jacareí peças teatrais baseadas nas obras Juca Kfouri e de Rubem Alves

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) traz neste final de semana, 23 e 24 de abril, uma programação teatral gratuita. A Cia Grande Urso Navegante, por meio do ProAC ICMS, apresentará dois espetáculos: O Passe e o Gol,  baseado no livro do jornalista esportivo Juca Kfouri e, a A Pipa e a Flor, adaptado por Laerte Asnis do livro do escritor, educador e psicanalista Rubem Alves. 

Além disso, o ator, diretor e produtor da Cia. Grande Urso Navegante, Laerte Asnis, ministrará uma oficina teatral. Toda a programação é gratuita e acontecerá na Sala Mário Lago. 

No sábado (23), a oficina “Teatro: Uma Experiência Criativa” será às 9h. Não é necessária inscrição prévia, porém a vivência é para maiores de 18 anos. O espetáculo A Pipa e a Flor terá duas exibições: às 15h e às 15h. E, no domingo (24), o espetáculo O Passe e o Gol terá uma única exibição, às 10h.  As peças têm indicativa livre para todas as idades. 

Confira abaixo as sinopses dos espetáculos e roteiro da oficina:

Oficina: Teatro – Uma Experiência Criativa
Público-alvo: Maiores de 18 anos

Exercitar a criatividade pode representar um poderoso instrumento à realização pessoal do indivíduo e a conquista de um lugar na sociedade, seja no ambiente familiar, seja no ambiente de trabalho. Através do fazer artístico adquirimos novas formas de percepção e ação que podem provocar importantes mudanças no nosso modo de ser e viver. O fazer artístico fortalece a autoestima e nos coloca diante de nossos sonhos, desejos, inquietações, frustrações, questionamentos, entre outros. Atividades: exercícios de Improvisação e Interpretação, jogos de integração, expressão Corporal e Dança, dramatização de situações existentes no dia a dia. 

O Passe e o Gol
Público-alvo: Livre
Peça teatral baseada no livro homônimo de Juca Kfouri, conta a história de dois irmãos gêmeos, Joãozinho e Marinho, que se dão muito bem mas não quando o assunto é futebol. Os conflitos entre os dois se agravam quando são convidados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Muitas surpresas acontecem. Há 14 anos no repertório do grupo, aborda o relacionamento entre irmãos gêmeos e a rivalidade comum entre eles. A partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão tão presente no cotidiano de cada um de nós, que é saber ganhar e saber perder.

A Pipa e a Flor
Público-alvo: Livre
O texto de Rubem Alves trata da valorização das relações humanas, fala de amor e também de seus agravantes como a inveja e o ciúme. Discute o relacionamento entre uma pipa e uma flor e nos conduz a alguns questionamentos: como acontece uma relação? Quem tem razão? Como posso aceitar o outro? Como compartilhar experiências conjuntas? Perguntas que nos permitem refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro de  uma relação, seja no âmbito   amoroso, familiar ou no ambiente de trabalho e perguntas que nos permitem entender a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, emocionais e criativas para que a vida seja simplesmente vivida.

 

Compartilhe com todo mundo: