Identidades afro-brasileiras são destaque da Agenda Cultural da FCJ em novembro

Mês da Consciência traz programação diversa e retomada dos eventos presenciais

A Agenda Cultural da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) do mês de novembro traz o destaque do Mês da Consciência Negra. As programações têm como objetivo  valorizar a cultura negra e as identidades afro-brasileiras.

No dia 21, o show Ubuntu: Do Semba à Liberdade será realizado de forma presencial, na concha acústica do Parque da Cidade. O espetáculo musical com nomes de artistas jacareienses apresenta canções que remetem à luta e a cultura do povo negro. Serão realizadas intervenções artísticas e a apresentação cronologia da história brasileira, iniciando com a chegada do negro ao país, escravização e resistência quilombola, chegando até aos dias atuais.

O MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba) apresentará o Novembro Negro no MAV, com uma série de lives sobre o mês da consciência. O patrimônio e as culturas populares também serão celebrados com a vivência IJEXÁ: A linguagem dos tambores sagrados, ministrada pelo Mestre Cultura Viva Raymundo (Moringa), no dia 20, às 15h, no museu. E, o Especial Capoeira Guerreiras da Periferia, levará roda de capoeira e discussão  para o Parque da Cidade.

A Batalha dos Trilhos segue presente no dia 12, às 19h, no Pátio dos Trilhos, representando a cultura urbana, o rap e hip hop da cidade. Além disso, serão realizadas outras programações musicais com o Clube do Blues, DJ’s in Concert, concertos de ópera e, pelo canal oficial do Youtube da instituição serão estreados duas agendas de música: o 3º MUAU (Festival de Música Autoral de Jacareí) e o Show Escolas de Samba 2021.

A diversidade também marca presença com o Festival Mix Music – Caravana do Interior, que será realizado no sábado (06), a partir das 18h. No evento, a cultura drag queen e LGBTQI+ será manifestada com música e cinema. No segundo domingo do mês, o apoio à Feira dos Trilhos, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Jacareí, das 9h às 14h, traz lazer para toda família. A apresentação musical fica por conta do músico Luis Sales, que se apresentará das 11h às 14h.

Haverão ainda programações envolvendo cinema, arte interativa, exposições no MAV, visitação arqueológica no Centro da Memória (Arquivo Público), entre outros. Já no último final de semana do mês, a V Conferência Municipal de Cultura acontece na Sala Mário lago com formações culturais, apresentações de coletivos, eleição da nova formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e o encerramento do evento ficará por conta do show da banda regional Trem da Viração. A retomada dos eventos presenciais segue com os protocolos de segurança à Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos. Mais informações e detalhes da programação (dias, horários e endereços) estão disponíveis nos canais de comunicação da FCJ, como site, Instagram e Facebook.