Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí será lançado nesta quarta-feira (15)

Ferramenta on-line no site da Fundação Cultural de Jacarehy tornará acessível a consulta ao acervo do Arquivo Público da cidade

Compondo as ações da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) deste mês de dezembro, por meio da Diretoria de Cultura, será lançado nesta quarta-feira (15), o Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico da cidade. A ferramenta virtual é uma realização do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

O evento de lançamento será a partir das 19h, no próprio Arquivo Público, localizado na Rua Alfredo Schurig, nº 300. A entrada é gratuita e a cerimônia será aberta à população.

O Arquivo Público e Histórico de Jacareí tem um acervo de mais de 1.600 metros lineares de documentos que percorrem a história da cidade desde 1705 até 2021. São manuscritos, impressos, fotografias, plantas, mapas, registros sonoros, filmes e outros que, a partir de agora, estarão acessíveis à consulta da população já a partir do dia 15, por meio de um link no site da FCJ. A pessoa precisará entrar no link e colocar o login arquivo@culturajacarei.sp.gov.br e a senha cultura2021. Depois disso, o acesso estará liberado.

Produzido pela historiadora e arquivista Patrícia Menezes, o Guia do Acervo funciona com base numa plataforma digital usada em todos os arquivos do mundo, o AtoM (Access to Memory).

“As histórias que podem ser contadas com os documentos são importantes para a gente entender um pouco mais sobre quem nós somos e sobre como chegamos até aqui. A história e a cultura servem para isso: para a gente ter bases para transformar nosso presente. O acervo Arquivo Público é a fonte de conhecimentos mais preciosa para isso”, comenta a realizadora do projeto.

A partir do Guia do Acervo, o Arquivo dá seu primeiro passo para a informatização do acesso ao seu patrimônio documental e passa a integrar a rede brasileira do Conselho Nacional de Arquivos, alinhando-se com instituições que estão conectadas com os mais modernos conhecimentos e tecnologias para a organização e preservação dos documentos.