Exposição de rua no Pátio dos Trilhos e Praça do Rosário traz a memória e história de Jacareí a céu aberto

Mostra contém acervo iconográfico do Arquivo Público e Histórico da cidade

Para além dos prédios e muros, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio da Diretoria de Patrimônio lança nesta quinta-feira (03), a exposição Jacareí: Memória e História. A mostra ficará instalada na plataforma do Pátio dos Trilhos e na Praça do Rosário, a céu aberto para toda a população.

O acervo iconográfico é do Arquivo Público e Histórico do Município de Jacareí (A.P.H.M.J). Lugares como Companhia Força e Luz, Estação Rodoviária, Fábrica Visetti, Farmácia Nossa Senhora Aparecida, Mansão da Ponte, Mercado Municipal, Ponte Metálica do São João, Praça João Pessoa e vista aérea do Preventório de Jacareí serão revisitados. Dessa forma, será possível relembrar a história da cidade através dos registros fotográficos e, desta forma, participar das mudanças realizadas ao longo dos anos.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio da FCJ reforça que, além de possibilitar o contato direto com o acervo, a exposição faz com que o público se identifique e fique atento para a importância da preservação. “Andar pelas ruas e deparar com as fotos antigas de nossa cidade, trazendo lembranças, buscando na memória as emoções vividas e despertando a curiosidade em conhecer um pouco mais de nosso acervo. A mostra vai de encontro a esses sentimentos, não de forma saudosista, mas apontando para a importância do nosso acervo e da preservação”, complementa.

O Pátio dos Trilhos está localizado na Praça Raul Chaves, a exposição está distribuída ao longo da antiga plataforma e a Praça do Rosário também está localizada na região central do município. Jacareí: Memória e História ficará exposta durante todo o mês de março.