Fundação Cultural de Jacarehy recebe fase final da 20ª edição do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Em 2022, o Festival Callas: Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, realiza sua 20ª edição ininterrupta desde 1993. Criado pelo jacareiense Paulo Abrão Esper, em 1993, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo e do Festival Callas, o concurso realizou 10 edições bianuais até o ano de 2011.

Por mais uma vez, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) recebe a fase final do concurso. Neste ano, em especial, a programação vem com uma apresentação inovadora. O Recital dos Vencedores será ao ar livre, no Pátio dos Trilhos, nesta sexta-feira (1º), às 19h.

O evento marca a abertura do Festival Jacareí 370 anos, que será a agenda de comemoração do aniversário da cidade. “A grande novidade deste ano é realizar a apresentação dos vencedores do lado de fora do teatro, permitindo que mais pessoas tenham contato com a Ópera”, ressalta o diretor de Eventos da FCJ, Elton Rivas.

Programação – Além do Recital de Vencedores, a FCJ recebe nesta quinta-feira (31), a partir das 17h, a apresentação dos selecionados para a fase final (canto e piano), na Sala Mário Lago. E, no sábado, às 11h, será oferecida para os interessados uma aula Master Classes com finalistas, também na Sala Mário Lago. A entrada é livre, gratuita e sem inscrição prévia.

20ª edição do Festival Callas – Destinada a cantores líricos brasileiros e latino-americanos entre 18 e 40 anos de idade, a 20ª edição do concurso teve 98 inscritos, vindos de dez estados brasileiros e 4 países da América Latina. Entre Argentina, Chile, Colômbia e México, foram 23 participantes latino-americanos e 75 brasileiros.

Para a fase final, foram 16 selecionados para participarem presencialmente em Jacareí. O júri presencial será formado por nomes de destaque e importância na cena lírica nacional e internacional. Entre eles, destacam-se Sabino Lenoci (editor chefe da revista especializada l’Opera International Magazine – Itália), José Velasco (Agente artístico internacional), Carlos Rauscher (Membro do Conselho Consultivo e do Comitê artístico do Cultura Artística), Fernando Sáns Riviere (Diretor chefe da revista especializada Ópera Acutal de Barcelona – Espanha), Fulvio Macciardi (Superintendente e diretor artístico do Teatro Comunale de Bologna – Itália) e Luiz Fernando Malheiro (diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera, Diretor artístico e regente titular da Orquestras Amazonas Filarmônica) como presidente da banca.