Oficinas 2022: Fundação Cultural de Jacarehy abre vagas para formações continuadas

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lança as vagas para as Oficinas Continuadas e dá sequência ao programa de formação cultural de 2022. A modalidade de oficinas tem como objetivo a criação de grupos de atuação artística no município, com carga horária anual de 104 horas e, com desenvolvimento contínuo programado para, no mínimo, três anos. As inscrições encerram-se no dia 10 de maio.

Com a nova modalidade, a FCJ pretende ampliar a oferta de oficinas e trazer ao público oportunidade de contato com novas e diferentes linguagens das artes e da cultura. Guilherme Mendicelli, presidente da instituição, reforça que o programa vai oferecer consistência na formação. As oficinas continuadas têm o compromisso de atuar no conhecimento para aqueles que vão ter o primeiro contato com as oficinas e na qualificação daqueles que já são artistas e produtores culturais”.

Ao todo, são 60 vagas divididas em três formações: Cinema avançado e produção cinematográfica, teatro e violão, sendo 20 para cada. O público-alvo se destina ao juvenil (13 anos a 18 anos) e adulto (acima de 18 anos). Essa etapa das oficinas será realizada de maneira presencial no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e Sala Mário Lago.

Vale lembrar que, na última sexta-feira, foram encerradas as inscrições para as oficinas de experimentação, com carga horária de até 104 horas com desenvolvimento programado para um ano letivo (cerca de 10 meses). Foram ofertadas mais de 700 vagas, distribuídas em 37 modalidades de formação e espalhadas em mais de 14 locais da cidade, com o objetivo de alcançar todas as regiões.

Confira abaixo, as vagas e mais detalhes das ofertas de formação continuadas:

Cinema avançado e produção cinematográfica
Com Luiz Brasileiro
Conhecimentos avançados de set de filmagem e roteiro; captação e edição de imagens e áudio; montagem de longas metragem; edição de vídeos; conhecimentos avançados de manipulação e preparo de equipamentos de filmagem e edição. Produção cinematográfica: pré-produção (incluindo formas de captação de recursos), produção e pós-produção.

Público: Juvenil, Adulto
on-line: https://forms.gle/qnCVs7QiiZuWNqd1A
Reserva de vaga para: 25% da turma será composta por participantes da oficina continuada de teatro e 25% das vagas para aqueles que já possuem alguma vivência com o tema ou relacionado a ele (cinema, fotografia, audiovisual, edição, roteiro, teatro, gestão cultural, entre outros).
Dia e horário: Terças-feiras, das 19h às 22h. Início em 24 de maio.
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Com Milena Siqueira
Práticas avançadas de encenação, técnicas de criação de personagem, domínio do processo de interação com público, noções de preparação de cênica, elaboração de textos teatrais inéditos; formação de grupos e projetos de peças teatrais.

Público: Juvenil, Adulto
on-line: https://forms.gle/JoJmZNBfExu9KdaQ6
Requisitos mínimos: Já ter alguma experiência ou realizado algum curso na área.
Dia e horário: Quartas-feiras, das 19h às 22h. Início em 25 de maio.
Local: Sala Mário Lago

Violão
Com Lino Romano
Conhecimentos avançados de formação de acordes e campo harmônico; Prática avançada da leitura musical: cifra, tablatura e partitura; Expressão musical: entendimento dos elementos musicais; ritmo, melodia, harmonia, timbre e o que mais for necessário dentro de uma determinada peça ou repertório; Noções de arranjo e composição autoral; domínio de repertório de grupo.

Público:
Juvenil, Adulto
nscrição on-line: https://forms.gle/a9WkwigZHkhMUXmp8
Requisitos mínimos: Ter um violão
Dia e horário: Quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. Início em 25 de maio.
Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba