DIRETORIA DE CULTURA

A Diretoria de Cultura foi criada na estrutura da Fundação Cultural pela lei 3.477 de 1993 e tem como competência:

I – Desenvolver políticas públicas para a ação cultural do Município;
II – Promover uma ação cultural ampla, participativa e descentralizada, respeitando as regiões e os diversos segmentos culturais do Município;
III – Promover cursos regulares e periódicos de difusão, extensão, oficinas, workshops, palestras, congressos e seminários sobre temas relacionados ao seu campo de atuação;
IV – Estimular o desenvolvimento e a participação dos cidadãos nas diversas formas de expressão artística, tais como: artes cênicas; artes visuais; música; literatura; audiovisual e novas mídias; culturas populares e tradicionais; manifestações culturais e artísticas; artesanato.

Missão

A Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” compreende a cultura como parte estruturante da sociedade e, por essa razão, busca garantir os direitos culturais constitucionais, propiciando a presença de todas as formas de manifestações culturais. Nessa perspectiva a missão da diretoria está atrelada a valorização das identidades culturais, no fomento e difusão das mais variadas expressões e linguagens artísticas.

– Identidade e diversidade cultural;
– Inclusão social;