O Jacareí Criativa já capacitou mais de 300 empreendedores na cidade e região

O programa ‘Jacareí Criativa’ traz a “Economia Criativa” como viés do desenvolvimento da cidade, valorizando a criatividade e investindo no seu potencial cultural, artístico, turístico, social e econômico. A Fundação Cultural de Jacarehy, vem promovendo e investindo nas formações que estão acontecendo desde abril para que seus empreendedores socioculturais, possam fomentar a criatividade para o crescimento e aprimoramento de seu negócio.
Neste processo de formação, desenvolvimento, aprimoramento, e empreendedorismo criativo proposto para a cidade, o programa “Jacareí Criativa” já atingiu diretamente mais de 300 pessoas entre fazedores e trabalhadores da cultura, artistas, e demais agentes ativos na sociedade em ampla diversidade, expandido para além da municipalidade e alcançando públicos das cidades vizinhas e região. As ‘Economias das Culturas’ também estão sendo fomentadas em Jacareí através de assessorias e consultorias gratuitas pela Fundação Cultural, além de capacitações sobre editais e prêmios e linhas de financiamento dos governos federal e estadual.
No mês de abril a Fundação Cultural promoveu a “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais – Formação e Fortalecimento dos Produtores Culturais de Jacareí” com Luciana Machado (pelo POIESIS e Oficinas Culturais). Em junho foi a vez da “Captação de Recursos para Projetos Culturais – Fomento, Financiamento e Patrocínio” com Vitor Souza (Ativo Cultural – POIESIS e Oficinas Culturais). No mês de julho tivemos o lançamento oficial do Programa Jacareí Criativa com Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé (Garimpo de Soluções) – expoentes internacionais em “Economia Criativa” que abordaram o tema “Os Avanços das Economias das Culturas com Foco na Economia Criativa”. Em agosto a cidade foi sede, em parceria com a Fundação Cultural de São José dos Campos, da edição Vale do Paraíba da ‘Jornada de Gestão Cultural’ (POIESIS, Oficinas Culturais, Cultura & Mercado) tratando de assuntos sobre “Estratégia, Abordagem, Negociação e Apresentação na Captação de Recursos” com Gui Afif e “Plano de Negócios e Pitching” com Erick Krulilowski. Em setembro “Gestão Cultural e Economia Criativa – Elaboração de Projeto” com Rose Meusburger (Gaia Brasil). E fechando o ciclo de formações teremos em outubro e novembro a “Gestão Cultural nas Cidades” com Marta Porto, “Competências Colaborativas e Autoempreendedorismo” com André Martinez e “Competências para Viabilizar Iniciativas Culturais e Criativas” com Minom Pinho (Laboratório SOCIOCRIATIVO).
“Ter a criatividade e o empreendedorismo incentivado pela cultura é lindo, sinto que realmente estamos construindo uma Jacareí Criativa. A ideia de ter um café cultural surgiu na Consultoria de Elaboração de Projetos Culturais da Fundação Cultural que entendeu minha expectativa e a partir disso indicou as formações. O Jacareí Criativa impulsionou a viabilidade do projeto, mostrando um novo modelo de negócios, onde a criatividade proporciona uma experiência inovadora e sensível ao cliente, mas não é “só” isso, pontos fundamentais da administração, empreendedorismo e modelo de negócios vem sendo apresentados nas formações, além disso, estabelecemos uma rede de contatos onde há uma troca muito potente de ideias e serviços, uma ajuda mútua de pessoas que compartilham os mesmos ideais” – relata Vanessa Zanchi; proprietária do recém inaugurado “Poema Café”, um novo conceito em Cafeteria inaugurada em Jacareí na primeira quinzena de setembro.
“Na fase que estamos com o empreendimento é muito importante a concepção de um modelo de negócios inovador a fim de conseguir ao mesmo tempo atingir e fidelizar mais clientes, trabalhar com prazer interagindo positivamente e inteligentemente com as pessoas, a cidade e o meio ambiente. São grandes desafios e para superá-los, é muito bom poder contar com a experiência e expertise de profissionais reconhecidos da inovação. A formação no Jacareí Criativa foi muito valiosa para o nosso desenvolvimento – os palestrantes ilustraram bastante os conceitos de inovação com exemplos concretos, inclusive na área de gastronomia, o que foi muito relevante para nós. Foram ideias que incentivaram o desenvolvimento do nosso modelo de negócio em prática, contribuindo na nossa decisão de lançar a fabricação de um chocolate próprio, a partir do cacau orgânico e com um cuidado especial em toda a cadeia de fornecimento, para chegar a um produto único e carregado de sentido” – relata Stephane Brand; sócio-proprietário da “Argonay”, criada em Jacareí em 2017 com a ideia de fabricar chocolates finos para o mercado local, com originalidade, qualidade e sustentabilidade.

“Estimular o território rural é importantíssimo para todas as cidades. Em Jacareí não é diferente. Aqui também tem forte potencial turístico nos eventos culturais, incluindo as interações entre arte e cultura que ocorrem com as diversas Feiras. O Jacareí Criativa está sendo fundamental para unir empreendedores e seus territórios, e assim abrir discussões riquíssimas, com palestrantes e oficineiros e professores altamente qualificados. Considero ser super estratégico tudo isso que vem ocorrendo inclusive para nós que empreendemos no meio turístico pedagógico rural e agroecológico. Avalio que tem sido de um aprendizado sem igual visto em nossa cidade. Com o Jacareí Criativa podemos abrir mais nossa mente – eu, por exemplo, penso em fazer do meu espaço um hub de coworking rural para que instituições façam uso do local como sendo um campus experimental de plantação e outros aprendizados, e estou também cogitando formalizar a criação de uma associação para gerir a sede com futuros projetos de educação ambiental e de arte-cultura na área rural” – Paulo da Horta; do “Coração da Terra Agroecológicos” e “Jeitão Caipira”, participante de feiras na cidade e região, proprietário rural de agricultura familiar.

(legenda foto – Poema Café, empreendimento criativo inaugurado em setembro em Jacareí).

Assessoria de Comunicação/FCJ Foto: Luiz Cepinho

Compartilhe com todo mundo: