Fundação Cultural traz Oficina de Máscaras neste domingo(13)

A Fundação Cultural de Jacarehy traz o projeto “JORNADA CHULOS” que propõe um dia inteiro de atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas relacionadas ao espetáculo de dança Chulos no Pátio dos Trilhos neste domingo(13).

A máscara é um elemento muito importante nas manifestações ritualísticas e festivas do ser humano ao longo da história. Nesta oficina de “Máscaras” os participantes irão confeccionar máscaras de palhaços da Folia de Reis com a orientação do educador do projeto das 13h às 16h no Pátio dos Trilhos. Todos os materiais para produção das máscaras serão disponibilizados na oficina gratuitamente. Não haverá inscrição prévia e a classificação é livre.

História
A tradição nos ensina que os palhaços teriam sido os soldados do Rei Herodes, que foram atrás do menino Jesus com a ordem de matar todas as crianças recém-nascidas no reino. Arrependidos
da missão, teriam se disfarçado com máscaras de palhaços feitas de couro de carneiro, para distrair a multidão e facilitar a fuga da família sagrada.
Por terem sido soldados de Herodes, os palhaços são associados ao grotesco, ao desajustado,ao violento, e às forças da natureza que representam o eterno equilíbrio dual entre o mal vingativo e o bem arrependido. Por isso utilizam máscaras cujos elementos animalescos (chifres, cabelo de animal, dentes afiados, língua para fora, entre outros), têm caráter grosseiro.

(Assessoria/FCJ Foto Divulgação)