Fundação Cultural traz VI FIS Festival Internacional de Teatro de Sombras

A Fundação Cultural de Jacarehy recebe o VI FIS (Festival Internacional de Teatro de Sombras) nos dias 05, 06 e 07 de maio em Jacareí com os espetáculos: JAPÃO “O Reino das Sombras” Mochinosha Puppet Theatre, BRASIL “2 Mundos” Cia Lumiato e ALEMANHA “Controle Remoto” Sandokhan,Dancealot & Die Trommel des Todes.

O Festival Internacional de Sombras  é o único evento deste gênero que acontece no Brasil e circula por seis cidades do interior do estado de São Paulo, além de atender a população da zona rural. Tem como objetivo a troca de experiência e intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local.  Recebeu nas últimas edições 32 companhias, sendo 14 do exterior e companhias do Brasil.

Dia 05 (domingo), às 16h, Sala Mário Lago 
O Reino das Sombras – Mochinosha Puppet Theatre (JAPÃO )

Com aproximadamente 300 silhuetas projetadas numa grande tela, o espetáculo cria a sensação de assistir um cinema animado ao vivo. O espetáculo lida com um fenômeno contemporâneo do FOMO (“medo de estar perdendo algo”), uma das causas da privação do sono, que por sua vez está ferindo nosso sonho de vida e imaginação.Nossa esperança com este espetáculo é que as crianças que o assistam sejam inspiradas a passar menos tempo de suas vidas em seus telefones e mais tempo sonhando.

Há um reino mágico onde é sempre noite. Uma coruja que está cuidando do reino proibiu o sono.
Será que uma criança pode parar a coruja antes que nossos sonhos não sonhados destruam o mundo?
Junte-se a nós enquanto criamos um cinema vivo em frente aos seus olhos para levá-lo numa jornada ao Reino das Sombras.
O espetáculo é uma aventura em teatro de sombras num estilo cinematográfico. Dirigido para crianças e corações jovens.

Retire seu ingresso gratuitamente 30 minutos antes do início do espetáculo. Classificação indicativa acima de 5 anos, tempo 60 minutos.

Dia 06 (segunda-feira), às 18h30, Sala Ariano Suassuna

2 Mundos – Cia Lumiato (Brasil)

Inspirado na colonização da América e dos territórios do mundo todo, o espetáculo conduz o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente. 2 MUNDOS conta a historia do encontro de duas culturas opostas, onde se revelam os sentimentos e motivações mais profundas da humanidade. Quando no embate das diferenças explode a luta pela vida, a morte de um jovem acontece trazendo uma nova esperança.

Retire seu ingresso gratuitamente uma hora antes do início do espetáculo. Classificação indicativa acima de 12 anos, tempo 45 minutos.

Dia 07 (terça-feira), às 14h30, Sala Mário Lago 
Controle Remoto – Sandokhan,Dancealot & Die Trommel des Todes ( Alemanha)

Uma performance que une projeção, pintura ao vivo em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo.
Em frente e atrás da projeção os 3 artistas mostram a magia das sombras com areia, dança e música.
Uma sombra presa num mundo de 2 dimensões. Como escapar para a 3ª dimensão, sair do quadro e virar um ser de verdade? Será a 3ª dimensão realmente a liberdade ou apenas o próximo nível de um grande jogo? A história muda intrepidamente e com velocidade de tirar o fôlego entre assistir TV, um universo onírica, o faroeste selvagem e uma luta de espadas do oriente.

Retire seu ingresso gratuitamente 30 minutos antes do início do espetáculo. Classificação livre, tempo 45 minutos.

CIA QUASE CINEMA/ PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DO FESTIVAL
A Cia Quase Cinema tem como missão desde sua fundação, fomentar, produzir e pesquisar o teatro de sombras.Desde 2014 trabalhamos para reunir no interior do estado de São Paulo, grupos nacionais e estrangeiros num intercâmbio de idéias, práticas e diálogos sobre a produção contemporânea do teatro de sombras. Nosso foco é fomentar o gosto pela arte milenar do teatro de sombras entre a população que está no entorno da nossa sede na cidade de Taubaté, região do Vale do Paraíba.
Temos o foco de levar os espetáculos para a zona rural, para a população que nunca foi ao teatro cumprindo um papel social importante de atender uma população onde o braço do estado não alcança. Também investimos na capacitação de novos artistas para que o Brasil se torne uma referência nesta arte milenar, por isso oferecemos residência artística com especialistas nesta arte para que jovens artistas possam pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras no Brasil. Todas as atividades são gratuitas para que qualquer pessoa possa ter contato com a arte das sombras que é para nós um cinema vivo.

(Assessoria/FCJ Foto Divulgação)

 

Compartilhe com todo mundo: