FÓRUNS SETORIAIS DE ARTES E CULTURAS EM JACAREÍ

A Fundação Cultural de Jacarehy juntamente com artistas representantes no Conselho Municipal de Política Cultural realizarão no segundo semestre de 2019 o Fórum Municipal de Cultura e a Conferência Municipal de Política Cultural – eventos importantes nos quais teremos a revisão da Lei do Plano Municipal Decenal de Cultura com suas metas por tema/área/setor, e a eleição para nova gestão do Conselho Municipal de Política Cultural com mandato de dois anos a partir de uma nova lei de composição do Conselho.

Nesse sentido, nessa semana, diversos segmentos artísticos e culturais da cidade começaram a se mobilizar e se articular em reuniões de organização e planejamento. Durante as próximas semanas e meses teremos mais encontros presenciais de outros setores e temas.

As reuniões setoriais já agendadas são:
Dia 22/05 (quarta-feira) às 19h, “Música”;
Dia 30/05 (quinta-feira) às 18h, “Audiovisual”;
Dia 31/05 (sexta-feira) às 19h, “Artes Cênicas”;
Dia 03/06 (segunda-feira) às 18h, “Culturas Populares e Tradicionais” e “Patrimônio Imaterial”;                          Dia 04/06 (terça-feira) às 19h, “Culturas e Artes Urbanas” terá sua segunda reunião.                                            Dia 05/06 (quarta-feira) às 19h, “Música”; terá sua segunda reunião.
Retrospectiva: Na última segunda-feira (20), ocorreu a primeira reunião do “Setorial Culturas e Artes Urbanas”, tendo a participação de 13 pessoas.

Todas estas reuniões agendadas serão na antiga Estação de Trem, atual Prédio da Diretoria de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy, no Complexo Cultural “Pátio dos Trilhos”. Demais reuniões setoriais terão suas agendas divulgadas assim que as pessoas das respectivas expressões, linguagens, manifestações, e
temas, organizarem-se junto a gestão do atual Conselho Municipal de  Política Cultural e da Fundação Cultural de Jacarehy. Os setores têm se comunicado por grupos de whatsapp especificamente criados para
estas finalidades de organização, mobilização e articulação.

As reuniões tem por finalidade o alinhamento entre as pessoas dispostas a contribuir na realização dos eventos chamados “Fóruns Setoriais”, que serão encontros para colhermos demandas e propostas direcionadas à revisão da Lei do Plano Municipal Decenal de Cultura, e propostas sobre outros programas e projetos de políticas públicas estruturantes aos segmentos e para a cultura de um modo geral. Também nos Fóruns Setoriais, e já desde as suas reuniões preparatórias, vão se configurando quem são as pessoas interessadas em compor as Comissões Setoriais Permanentes.

Através dos Fóruns serão realizadas as eleições de cada representante de cada Setor no Conselho Municipal de Política Cultural para a gestão 2020-2022. O Setorial de Artes Cênicas têm como pré-agendamento a realização de seu “Fórum Setorial” durante a programação da 14ª Mostra de Artes Cênicas no começo do mês de Agosto. Os demais Setoriais ainda irão agendar suas melhores datas para seus Fóruns. Os Fóruns Setoriais acontecerão entre Agosto e Outubro, para que em Novembro já ocorra tanto o Fórum Anual Municipal de Cultura com todo o acúmulo de cada “Fórum Setorial”, quanto a Conferência Municipal de Política Cultural.

O Fórum de Novembro servirá para aprovação da redação de nova proposta de Lei do Plano Municipal de
Cultura que pauta a política pública para as artes e culturas na cidade para os próximos dez anos. E a Conferência servirá para homologar a redação final de revisão do Plano, além de apresentar a
sistematização de outras propostas de programas, projetos, Leis e Decretos. Será também na Conferência que serão homologadas as pessoas eleitas nos “Fóruns Setoriais” que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural para a mandato 2020-2022.

Saiba Mais:

ATUAL LEI DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA – Clique Aqui

ATUAL LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL – Clique Aqui

FACEBOOK DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL – Clique Aqui

(Assessoria/FCJ Foto Solitude – Charry Elly in)