Fundação Cultural celebra em agosto o mês do Patrimônio Cultural

No mês de agosto celebramos nosso Patrimônio Cultural, as festas, os saberes, nossa história e nossa gente.

Dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em homenagem ao historiador e primeiro presidente do Iphan: Rodrigo Melo Franco de Andrade. Assim, a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” expande as comemorações dessa data e transforma agosto no Mês do Patrimônio Cultural, a fim de fazer jus à importância da cidade.

“O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”.

Jacareí possui um rico patrimônio cultural reconhecido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC), órgão municipal responsável por tombar e registrar os bens culturais, que são: Bolinho Caipira de Jacareí, Acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, Casa da Chácara Xavier, Prédio da Antiga Biblioteca Municipal “Macedo Soares” (Casa do Quatro Cantos) e EducaMais Jacareí Parque dos Sinos. Além desses os município conta com bens reconhecidos pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT), que são: Prédio da Antiga Manufatura de Tapetes Santa Helena, Capela dos Remédios e Solar Gomes Leitão.

Em comemoração ao mês especial do Patrimônio Cultural, Jacareí traz uma agenda de atrações com exposições, encontros culturais, e palestras.

Confira a agenda completa – Clique Aqui