Cidades Inteligentes traz oficinas para Jacareí

“Cidades Inteligentes” leva intervenções artísticas para dar vida a espaços públicos e Jacareí será um dos municípios contemplados com a proposta de trazer a arte para mobilizar a comunidade com projeto que leva oficinas de grafite, design paisagístico e de mobiliário urbano para “dar cara nova” à praça Santa Branca no bairro Jardim Emília.

A ideia é mobilizar a própria comunidade a colocar a 'mão na massa' para transformar a praça com a arte e a sustentabilidade, além de ensinar técnicas para que eles possam dar continuidade e manter os espaços.

 No final do ciclo de oficinas, para celebrar a inauguração do espaço repaginado, acontecerá evento público com atrações culturais, no dia 29 (domingo) de setembro, das 15h às 18h, na Rua Antonio Martins de Carvalho, Praça Santa Branca, Jardim Emília.

O Oficineiro Tubão, destaque na cena do grafite atualmente, atuará tanto como artista, quanto como arte-educador e irá realizar o projeto em Jacareí com a Comunidade.

Durante uma semana de aulas, os jovens irão aprender ferramentas que unidas com a arte e a sustentabilidade, possibilitam não só continuar a manutenção do trabalho que fizerem, mas também desenvolver empreendimentos futuros coletivamente.

 As aulas de grafite, designer de paisagismo e mobiliário urbano vão ensinar diferentes técnicas a partir da utilização dos materiais disponibilizados. Um projeto artístico vai ser elaborado coletivamente, a partir da mediação do arte-educador especialista, para ser implementado no espaço selecionado.

O design de mobiliário urbano vai capacitar os participantes para elaborar um projeto de intervenção artística a partir de novos móveis e estruturas em madeira e materiais recicláveis. Já no design paisagístico vão privilegiar a dimensão sustentável da construção de espaços verdes com diferentes espécies de plantas, utilizando o paisagismo como forma de intervenção artística na transformação de espaços.

Estão abertas as inscrições para as oficinas de “grafite, designer paisagismo e mobiliário urbano”, as vagas são limitadas, o processo de aprendizagem e aplicação das técnicas aprendidas irão acontecer de 23 a 28 de setembro no CEJU (Centro da Juventude), e na Praça Santa Branca no Jardim Emília, das 13h30 às 17h. 

Faça sua inscrição – Clique Aqui

Sobre o Projeto

Com patrocínio da Duratex, por meio da marca Deca, a iniciativa foi concebida pela produtora cultural Numen Produtora e é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E quem está na parte da coordenação das atividades é o estúdio Plantar Ideias, responsável por criar o plano pedagógico e os projetos visuais que serão desenvolvidos nas oficinas grafite, mobiliário urbano e paisagismo. As oficinas com os jovens de cada município vão ser ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais. 

Compartilhe com todo mundo: