Feira de trocas acontece neste sábado (30) na Sala Mário Lago

Renovar o guarda-roupa sem gastar nada será possível, dia 30, em Jacareí

A feira de trocas é aberta à participação da população em geral e ocorre na região central da cidade.

Neste sábado, dia 30, será promovida uma ação, integrante do projeto COMBINA, com feira de troca de peças de vestuário, consultoria de estilo express com Mara Débora e estilização de peças ao vivo com o artista plástico Douglas Reis a partir das 16h, na Sala Mário Lago, no centro de Jacareí.

Segundo Gláucia Veloso, idealizadora do projeto, “a troca continua sendo uma das formas de Consumo Colaborativo mais conhecidas pela população. Por meio desta opção, tem-se acesso a uma maior gama de produtos sem que haja necessidade de aumentar a produção dos mesmos. Logo, preserva-se recursos ambientais e humanos e estimula-se a troca cultural e afetiva entre os participantes”.

A fim de não restringir a participação de interessados, a modalidade escolhida foi a mais “aberta” e “democrática” da feira, que funciona da seguinte maneira: cada participante coloca suas roupas, calçados e acessórios numa mesa e sinaliza com seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam para conhecer os ítens dos outros e sugerem as trocas entre si.

A ação também promove o desapego através da doação. Haverá uma área destinada apenas para coleta de roupas e calçados destinados à Associação Casa Mãe.

Logo após a feira de trocas, às 19h, o show com a Banda Tupi di Mim fará o encerramento do projeto e trará na mistura de estilos a celebração da miscigenação cultural brasileira, tanto musical quanto estética e a livre expressão artística do público. O grupo é composto por Murilo Cambuzano (voz e violão), Mael (guitarra), Fabricio “The Bills” Gaspar (baixo), Anderson Chagas (bateria) e Guilherme Mendicelli (poesia) e proporciona a experiência do sentir e do existir, com intervenções poéticas durante a apresentação e músicas que conduzem o público por um universo poético, profundo e verdadeiramente brasileiro.

COMBINA é um projeto cultural que mescla o Consumo Colaborativo e a Economia Criativa, sob a ótica da sustentabilidade na moda. Os três eventos contidos na proposta utilizam a fotografia, o audiovisual e a música como “guias culturais” que convidam a população à reflexão sobre o consumo consciente.

“Projeto aprovado no CONCURSO: JACAREÍ CIDADE VIVA – CULTURA QUE PULSA, por meio do “Proac Municípios – Jacareí” edição 2019 – Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Jacareí e FUNDAÇÃO CULTURAL DE JACAREHY “JOSÉ MARIA DE ABREU”.

Dia 30/11 – Feira de Trocas

Local: Sala Mário Lago, Pátio dos Trilhos, Jacareí/SP