JACAREÍ DA PONTAPÉ INICIAL NO CARVANAL E PROMOVE FESTIVAL DE MARCHINHAS NA REGIÃO

Este projeto é beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultural Nº 3.648 de 17/03/1995 – Decreto Nº 132/2005

Atenção compositores, músicos e foliões! Estão abertas até o dia 22 de dezembro as inscrições para o Festival de Marchinhas de Jacareí. Realizado por meio da Lic  Lei de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Jacareí, o concurso irá receber composições musicais autorais de todo o Brasil e premiará as três melhores marchinhas (júri técnico e voto popular), além de troféus e prêmios em dinheiro para outras categorias. O festival tem objetivo de resgatar a tradição das marchinhas e a participação popular no carnaval de rua no Vale do Paraíba. As inscrições serão recebidas pelo site www.festivalmarchinhasjacarei.com.br

A marchinha de Carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga com a música “Ô abre alas”, de lá para cá o gênero musical é cantado por foliões de todo o país. Visando salvaguardar essa tradição, o Festival de Marchinha de Jacareí irá promover uma grande festa popular apresentando novas composições. Do total de obras inscritas, serão selecionadas 20 composições para duas eliminatórias. A seleção das composições será feita por comissão indicada pela produção do festival (com comprovada competência na área musical). A divulgação dos selecionados será feita até o dia 10 de janeiro de 2020 pelo website do festival.

PARTICIPAÇÃO: Podem participar compositores de todo o Brasil, podendo os compositores indicar até 03 (três) cantores. A produção do Festival disponibilizará uma banda para acompanhar todos os intérpretes formada por dois instrumentos de sopro, violão, guitarra, baixo e bateria. Cada compositor poderá́ acrescentar no máximo 02 (dois) instrumentos a essa formação. A banda executará os arranjos criados para cada composição concorrente. Não será permitido substituir a banda oficial do festival.

O ENSAIO GERAL ABERTO – acontecerá no dia, 06 de fevereiro de 2020, quinta-feira, a partir das 18 horas, no Complexo Cultural Pátio dos Trilhos – Centro – Jacareí. O ensaio será́ realizado para o entrosamento dos intérpretes com a banda. Não haverá́ outra oportunidade para o concorrente que não comparecer ao ensaio.

PRÊMIOS –  O Festival premiará as melhores marchinhas (júri técnico e voto popular), melhor intérprete, melhor figurino, Bonecão mais Bacana, Fantasia adulto e infantil e Bloco mais animado.

Serviço:

Festival de Marchinhas de Jacareí