Tradição viva: Fundação Cultural lança vídeo em homenagem à Folia de Reis neste domingo (10)

O lançamento do vídeo será neste próximo domingo (10), às 10h, no canal oficial do Youtube da Fundação Cultural de Jacarehy

Em janeiro, a Folia de Reis contagia a população com músicas e cores, em celebração à religiosidade popular. A tradição, também conhecida como Reisado, é uma manifestação que relembra a jornada dos Três Reis Magos, desde o momento em que recebem o aviso do nascimento de Jesus, até o nascimento do menino Deus.

Em tempos de pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19), as tradições precisaram ser reinventadas. Assim, a Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, produziu um vídeo com a participação da companhia Filhos do Oriente, homenageando todas as Folias de Reis do município e também reforçando que a cultura popular está viva e presente nos ambientes virtuais. O lançamento do vídeo será neste próximo domingo, às 10h, no canal oficial do Youtube da Fundação Cultural.

De acordo com o presidente da autarquia, Guilherme Mendicelli, em tempos difíceis, arte e cultura servem como fôlego de esperança para todos nós. “As tradições populares trazem a importância das memórias afetivas e votos de renovação. Valorizar essas manifestações e, em especial, as companhias de Folia de Reis, reforça o nosso compromisso com todas as formas de expressão cultural”, pontua.

Lei Municipal – De acordo com a tradição, o Dia dos Três Reis Magos ou Dia de Reis é comemorado anualmente, em 6 de janeiro. Porém, em Jacareí, desde 2009, foi oficializada a Lei nº 5.335/09, na qual institui no calendário oficial da cidade, o Dia Municipal da Folia de Reis, celebrado sempre, no segundo domingo do mês de janeiro.

Devoção – A presidente da companhia Filhos do Oriente, Mariza Nilza da Silva Serra, compartilha que a sua vivência na tradição começou depois de uma promessa em favor de seu neto, no qual estava doente e foi curado pela graça atendida pelos Santos Reis (nome da religiosidade popular, referente também aos Três Reis Magos).

O valor de ainda participar do grupo é a minha fé, gratidão e emoção depositada aos Santos Reis em favor do meu neto. Hoje, com oito anos, ele participa todos os anos da Folia e reforça o significado da promessa pra mim”, conta.

Realização – O vídeo é uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. As imagens e edições foram feitas pelo Coletivo Lacuna, núcleo de produção e pesquisa audiovisual composto pelos artistas Miguel Ramos e Ana Carolina Lacerda. A captação e mixagem de som foram realizadas pelo também artista jacareiense, Murilo Cambuzano.

Neste ano de pandemia, infelizmente as casas não estarão abertas para receber a manifestação. Dessa forma, a produção deste vídeo é uma maneira simbólica de manter presente em todos os presépios, a Folia de Reis. Além de preservar esse patrimônio cultural e inestimável da cidade”, concluiu Miguel Ramos, em nome do Coletivo Lacuna.

Legenda: Gravação do vídeo em homenagem à Folia de Reis, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV)

Créditos: Coletivo Lacuna.