Por meio da LIC, 6ª edição do Festival AgromeraArte será realizada em ambiente virtual a partir desta terça-feira (19)

Desde 2015, por iniciativa do coletivo Cultura No Morro, o Festival AgromeraArte ocupa as ruas e espaços públicos na comunidade Jardim Pedramar com atividades artísticas e culturais, que valorizam as raízes e tradições da região e geram o sentimento de pertencimento da comunidade e sua cultura emergente. Ao todo, foram mais de cem atividades realizadas, com a contribuição de Coletivos Culturais do Vale do Paraíba e da Gande São Paulo.

Neste ano, a sexta edição do festival começará nesta terça-feira (19) e vai até o dia 18 de fevereiro de 2021. A realização acontece por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), com apoio institucional da Fundação Cultural de Jacarehy e Prefeitura de Jacareí e incentivo da empresa Suzano.

O AgromeraArte 2021 foi adaptado totalmente para modalidade de evento on-line, levando temas e reflexões abordadas em todas edições feitas nas edições anteriores, mas agora, sob uma moderna ótica: a web também é nosso quintal.

De acordo com a equipe do festival, na programação digital estão as rodas de conversas e lives de intercâmbio, que fomentam um bate-papo entre coletivos e grupos culturais, com atividades artísticas e culturais em outras comunidades, para trocar informações e vivências sobre meio ambiente, cultura popular, racismo estrutural, LGBTQIA+ e cultura funk.

O presidente da Fundação Cultural, Guilherme Mendicelli, ressalta que o AgromeraArte é referência no trabalho coletivo e na valorização da comunidade. “A junção dos artistas e o fomento à diversidade faz com que esse projeto ganhe cada vez mais visibilidade. Ver a realização desta edição por meio da nossa LIC, no ambiente on-line, reforça ainda mais a descentralização da cultura e a importância da promoção da arte em todas as esferas”, complementa.

As transmissões serão feitas pelas redes sociais do AgromeraArte (@agromeraarte) e Cultura no Morro (@culturanomorro). Confira a programação completa abaixo:

Rodas de conversa:

– 19/01 às 20h: Meio ambiente
Convidados: Instituto Suinã e Mário Scalambrino

– 21/01 às 20h: Cultura popular na Pandemia.
Convidados: Luciana Marinho e Jongo Mistura da Raça

– 26/01 às 20h: Cultura do Funk
Convidados: Bruno Funk e Betinho Zulu

– 28/01 às 20h: LGBTQIA+ Educação e construção identitárias
Convidados: Marcos Valdir e Duda Meirelles

– 02/02 às 20h – Racismo estrutural e políticas públicas
Convidados: Fernando Alves e Núcleo Yabás

Lives de intercâmbio:

– 04/02 às 20h: São Mateus em movimento
– 09/02 às 20h: Casa Ecoativa
– 11/02 às 20h: Meninos da Billings
– 16/02 às 20h: Quilombaque
– 18/02 às 20h: Padre Léo Comissar

Exposição Virtual:

Início 29/01, às 18h.
– Nome da exposição: Isabela Siqueira e Douglas Reis
– Nome da exposição: Adriano Tomé

Mural colaborativo:
– Ivani Melo
– Janaína Vieira
– Luanda Soares
– Drika Oliveira

Sarau da biblioteca Ler para Crescer
– Tema: Mulheres
Dia: 05/02/21
Horário: 19h30

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp