Museu de Antropologia do Vale do Paraíba disponibiliza fichas catalográficas da coleção de Arte Sacra

As fichas estão disponíveis para aproximar o público do acervo do MAV durante a pandemia

Em meio à pandemia da COVID-19 foi necessário ressignificar a produção artística e cultural. E com a museologia não foi diferente. No entanto, as ações no ambiente on-line comprovaram o quanto os museus permanecem vivos, acompanhando e reproduzindo a história.

Nessa missão, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), por meio da Diretoria de Patrimônio, disponibilizou no site da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), as fichas catalográficas da coleção de Arte Sacra.

Essas fichas são fundamentais para a área de documentação museológica. Elas servem como uma ferramenta, reunindo informações que, de algum modo, poderiam estar dispersas.

De acordo com assessora de museologia do MAV, Patrícia Cruz, o trabalho de catalogação ajuda na identificação do acervo, nas pesquisas e é uma importante ferramenta para as exposições. “No período em que o museu está fechado para visitas, o trabalho interno está a todo vapor. Além da catalogação de Arte Sacra, temos Pinacoteca, Arte Popular, Escola Carlos Porto e Cotidiano“, explica a museóloga.

O acervo do sagrado

A coleção de Arte Sacra do acervo do MAV, destaca-se pela qualidade e variedade tipológica das peças. Os primeiros objetos desta coleção foram adquiridos em antiquários em 1980 e 1997, somados às doações de peças do colecionador Eduardo Etzel.

Dentro das especificações museológicas, a coleção é dividida em três partes:

Imaginária: O MAV possui uma preciosa coleção com mais de 400 imagens, das mais variadas épocas e estilos, desde produção manual a industriais, passando pela produção proveniente das oficinas de santeiros até as de produção mais erudita. Entre elas, as famosas Paulistinhas, pequenas imagens devocionais, de barro cozido.

Mobiliário Litúrgico: Trata-se de uma coleção com 11 oratórios, cujos estilos dão a conhecer uma grande variedade de formas, tamanhos e alegorias. Completam essa coleção alguns Sacrários.

Prataria: O MAV possui uma rica coleção de prataria sacra. Destaque para coroas do divino, cetros, resplendores e navetas.

Para saber mais sobre o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, acesse o site oficial da Fundação Cultural de Jacarehy.