Festival online e gratuito aborda economia criativa, educomunicação e cultura

Evento Oikonomia – Educom SP reúne Simpósio, Festival de Curtas-Metragens e Mentorias EAD sobre os temas

Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Festival Oikonomia – Educom SP, realizado 100% online e com participação gratuita. O projeto consiste em 40 dias de imersão total em temas como economia criativa, educomunicação e cultura. A programação está composta por três ações principais: o Simpósio Oikonomia – Educom SP, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de abril, um Festival de Curtas-Metragens, com recebimento de produções até o dia 20 de abril, e a Ampliação da Plataforma Educomlab, a qual hoje disponibiliza um módulo de formação em educomunicação – linguagem audiovisual, composto de 8 videoaulas com certificação e que, em breve, oferecerá mentorias voltadas também para economia criativa e empreendedorismo.

O evento visa propor reflexões e levantar discussões a respeito do lugar onde se vive, com um olhar especialmente voltado ao desenvolvimento humano e territorial de periferias urbanas.  As inscrições para as atividades podem ser realizadas no site www.oikonomia.educomlab.com.br e não há limite de vagas. Podem se inscrever jovens estudantes de escolas públicas e privadas, educadores, agentes comunitários, empreendedores culturais, gestores universitários, de todo o Brasil e, quem mais se interessar.

O Festival é promovido pela OSC Celebreiros, de São José dos Campos, São Paulo, que desde 1999 desenvolve projetos ligados à Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Cultura na cidade e região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. “Ao trazer profissionais e autoridades no assunto para debater e discutir os temas propostos, queremos fomentar ainda mais o pensamento do lugar onde se vive, os territórios, suas potências, forças e ativismos, agregando ainda mais conhecimento aos participantes. afirma Júlio Suñé, diretor-presidente da OSC Celebreiros.

Segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade de pensar caminhos e formar uma rede de pessoas que estejam interligadas e dispostas a utilizar todo esse conhecimento adquirido para pensar, planejar e agir. “Queremos promover uma reflexão-ação das dimensões culturais, econômicas e educativa, com foco em transformar e melhorar não só a realidade de quem participa, mas também a vida da sua quebrada, comunidade, coletivo ou escola que frequenta, ou ainda qualquer entorno do qual faça parte”, finaliza Suñé.

Programação

No Simpósio Oikonomia Educom SP, diversos especialistas e ativistas em educação, economia, cultura e investidores sociais privados compõem painéis de discussão on-line com a mediação da equipe da OSC Celebreiros. Durante os três dias de realização, o eixo de discussão central será a educomunicação, a economia criativa e a cultura como tríade para ampliação do campo democrático.  Informações sobre as inscrições e os temas, palestrantes e painelistas já estão disponíveis no site do Festival.

Já o Festival de Curta-Metragens apresenta a temática “Olhar para o território onde vivemos”, com uma premiação de R$ 7.500 reais, que serão distribuídos entre os finalistas, e certificação a todos os participantes. Os melhores curtas-metragens ainda serão exibidos na TV Plural, Canal Comunitário de TV de São José dos Campos – SP, Canal 3 da NET. Qualquer pessoa, a partir de oito anos de idade, pode participar.O público-alvo principal são educadores, educandos, agentes culturais, socioeducativos, ambientais e assistenciais. Os participantes deverão produzir um curta-metragem de 2 a 5 minutos sobre o tema. Informações sobre a inscrição, prazo de entrega das produções e formato de envio estão disponíveis no site do Festival.

Como parte da programação, a OSC Celebreiros apresentará ainda a Ampliação da Plataforma da EducomLab.  A plataforma é um espaço de formação audiovisual à distância, que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso a conteúdos audiovisuais para jovens de 11 a 17 anos, com destaque especial para o desenvolvimento da educomunicação nas escolas.  Durante a realização do Festival, a plataforma será ampliada para oferecer mentorias aos educadores e a empreendedores socioculturais, com o objetivo de oferecer orientação para o desenvolvimento de projetos futuros de educação e até de aceleração de negócios.  As inscrições para as mentorias também já estão abertas no site.

O Festival Oikonomia – Educom SP é realizado por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo Federal e OSC Clebreiros. O projeto recebe ainda o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educom; Fundação Cultural de Jacarehy – José Maria de Abreu, Prefeitura de Jacareí,  Fundação Cultural Cassiano Ricardo, UNESCO, Canal Plural e Polo Vale Audiovisual.

Serviço:

1ª Edição do Festival Oikonomia – Educom SP
100% online e gratuito. Inscrições já abertas.
Para mais informações, dúvidas e inscrições: www.oikonomia.educomlab.com.br

 

Compartilhe com todo mundo: