Mestre Cultura Viva: edital de 2021 celebra os 10 anos da premiação

Em celebração aos dez anos da premiação Mestre Cultura Viva, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lança o edital de 2021. Nesta edição especial, serão contemplados cinco mestres, que além do título, ganharão R$2 mil reais, certificado e placa de reconhecimento.

O edital completo pode ser acessado no site oficial da FCJ. As inscrições podem ser feitas neste link ou presencialmente no MAV, via agendamento pelo e-mail mav@culturajacarei.sp.gov.br ou pelo contato de WhatsApp (12) 99106-0897. Esclarecimentos de dúvidas podem ser tirados por meio destes contatos também.

Guilherme Mendicelli, presidente da Fundação Cultural, ressalta o significado dessa premiação. “O edital de dez anos de premiação Mestre Cultura Viva traz a resistência, ao longo desses anos, da valorização do patrimônio material e imaterial jacareiense. Esses guardiões que transmitem os seus saberes e fazeres de geração em geração, garantem as identidades plurais da nossa comunidade e merecem todo reconhecimento”.

Os requisitos necessários para esses herdeiros da cultura tradicional participarem são ser pessoa física que detenha notório conhecimento; mínimo de 20 anos de permanência na atividade; capacidade de transmissão de saberes; celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais; e, que sejam reconhecidos por sua própria comunidade como detentores de diversas categorias. Entre elas artes da cura, liderança religiosa de tradição oral, brincadeiras populares, contação de histórias, poesia, lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano, ofícios, técnicas e modos de fazer da cultura popular.

Entram nas categorias também aqueles que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, trabalham a memória viva e afetiva da tradição popular. Exemplos dessas expressões culturais são os manifestantes da Folia de Reis, Moçambique, Jongo, Festa do Divino, São Gonçalo, Catira, saberes relacionados à gastronomia e religiosidade.

Homenagem – A Fundação Cultural por meio da Diretoria de Patrimônio está realizando uma homenagem semanal pelas redes sociais, todas as sextas-feiras, aos mestres premiados até hoje. Para conferir e conhecer mais sobre os nossos mestres e mestras da cultura popular, acesse o Facebook e Instagram da FCJ.