Na 19ª Semana Nacional dos Museus, FCJ lança programação on-line voltada ao futuro museológico

De 17 a 22 de maio, serão transmitidas lives com rodas de conversa, contação de histórias, atrações infantis e um vídeo em comemoração aos 40 anos do MAV

A partir da próxima segunda-feira (17), a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) por meio da Diretoria de Patrimônio celebrará a 19ª Semana Nacional dos Museus. A programação é coordenada nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio.

Com a temática ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’ a FCJ lançará de 17 a 22 de maio, uma programação on-line que será transmitida pelo canal oficial do Youtube da instituição. A cada ano, o ICOM (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio da FCJ, reforça que o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), já vem se preparando para se projetar neste novo cenário, que tem também como premissa as pessoas e suas relações com o território. “Neste contexto atual, o tema escolhido para a 19ª Semana dos Museus traz a reflexão para um futuro onde a contribuição do avanço tecnológico na construção de novas formas de compreensão e transformação dos espaços soma-se à promoção de nossa história”, argumenta.

Na programação serão transmitidas lives com rodas de conversa, contação de histórias e atrações para o público infantil. Além do vídeo em comemoração aos 40 anos do MAV. Confira os detalhes abaixo. Mais informações acesse o site oficial da FCJ.

17 de maio
Horário:
19h

Live: Museu e tecnologias
Com Marco Paulo de Paoli Morato, Claudia Moreira Queiroz e Patrícia Cruz

Descrição: Bate-papo com o especialista em realidade virtual Marco Morato, a museóloga Patrícia Cruz e a arqueóloga Claudia Queiroz sobre o futuro dos museus, como as tecnologias possibilitam a aproximação entre o patrimônio e o público. 

18 de maio
Horário:
19h

Vídeo:
MAV 40 anos
Descrição: Documentário sobre a história do MAV através de seus ex-diretores e funcionários.

19 de maio
Horário:
19h

Live: A pesquisa documental
Com Andressa Capucci

Descrição: Bate-papo com Andressa Capucci sobre a importância da pesquisa arquivística no processo de construção do livro Em Busca da Liberdade.

20 de maio
Horário:
19h

Vídeo:
Contação de História – Em Busca da Liberdade
Com Ivani Mello

Descrição: Apresentação da encenação “Em busca da Liberdade”, contação de história inspirada no livro de mesmo nome, que a partir da investigação de documentos históricos retrata o período da escravização africana nas terras do Vale do Paraíba durante o século XIX.

21 de maio
Horário: 19h

Live: Configurações raciais e de gênero: de 1870 aos dias atuais
Com Fernando AC, Mariana Castro e Betinho Zulu

Descrição: Debate a partir da exposição virtual “Um olhar para 1870” para refletir criticamente acerca dos impactos sociais ainda vivemos no século XXI.

22 de maio
Horário: 16h

Vídeo:
No museu também se brinca
Com Van Chelucci

Descrição: Três oficinas de 15 minutos, para a criação de brinquedos com materiais simples e inusitados: pebolim, cai não cai e basquete na caixa.

Horário: 18h

Live: MAV para Crianças – Posso Correr?
Com Marcia Raquel e Marta Regina

Descrição: Bate-papo com as autoras do livro ilustrado “MAV para crianças: Posso correr?”. Além de abordar a produção do livreto apoiado pela lei Aldir Blanc, a live tem por objetivo desmistificar ideias como “museu é lugar de coisa velha”, “museu é chato”, entre outras.

 

 

Compartilhe com todo mundo: