Espetáculo Marcas da Infância aborda enfrentamento à violência na 16ª Mostra de Artes Cênicas

Compondo a programação da 16ª Mostra de Artes Cênicas da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), o espetáculo “Marcas da Infância: Vozes na Nuvem”, da Cia. Narrar, será transmitido com o objetivo de abordar o combate e prevenção às violências sexuais na infância e na adolescência. A apresentação, seguida de um bate-papo on-line, vai ao ar na próxima quarta-feira (21), às 19h, pelo canal do YouTube da instituição.

A dramaturgia da peça nasce a partir das escutas dos estudantes que narram durante e após as apresentações artísticas suas histórias de violências. A equipe do projeto é formada por juízas, psicólogas, assistentes sociais e educadoras que fazem a escuta especializadas e acompanham cada denúncia, encaminhando os casos para os setores competentes.

O espetáculo “Marcas da Infância” foi criado em 2016, integrando o projeto de enfrentamento à violência Eu tenho voz”, de Piracicaba (SP). De acordo com a Cia. Narrar, até o momento, já foram contempladas mais de 30 mil aprendizes da rede pública. O projeto artístico tem parcerias com o IPAM (Instituto Paulista de Magistrados), com o CNRVV (Centro de Referência as Vítimas de Violência) e, em 2019, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa – Programa de Ação Cultural (PROAC), através do Governo do Estado de São Paulo.

A extensão do nome para “Marcas da Infância: Vozes na Nuvem” foi uma adaptação para as exibições on-line, no atual período de pandemia. Além da produção do espetáculo ser da Cia. Narrar Histórias Teatralizadas, a criação é de Daniela Cavagis, Fabrício Zava, Patrícia Torres e Vânia Lima e, direção, captação e montagem, de Marcos Sassá. A produção audiovisual é da Shotfilmes.

Formação virtual – Com o intuito de alcançar educadores e pessoas interessadas no debate das violências contra crianças e adolescentes, a Cia. Narrar vai oferecer uma vivência formativa virtual gratuita sobre o tema. A formação será composta por dois vídeos de ações formativas que serão disponibilizados após a inscrição via e-mail.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail cianarra@gmail.com. Mais informações pelo contato do WhatsApp 11 96302-4606.