V Conferência Municipal de Cultura de Jacareí acontece neste final de semana

O evento será na Sala Mário Lago e contará com formações culturais, apresentações e eleição da nova formação do CMPC

Com o tema “40 anos da Fundação Cultural de Jacarehy”, a V Conferência Municipal de Cultura será realizada neste próximo final de semana: sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (29). A Sala Mário Lago receberá uma programação diversificada, com o intuito de discutir as políticas culturais do município e celebrar a arte.

A abertura no dia 26 será às 18h, em seguida o coletivo Cultura no Morro falará sobre suas estratégias de território. No sábado (27), o evento começará às 9h, com a formação de Comunicação para Projetos Culturais, com Diana Poepcke. Às 14h, será oferecida uma formação também para Conselheiros Municipais de Cultura, com Camila Marujo e às 17h, será apresentado o Plano Municipal de Cultura Revisado. Os interessados em consultar o documento podem acessar este link.

Já no domingo (28), abriremos a programação com a fala do Célio Turino, sobre “Uma Ação Cultural Transformadora”. O projeto Cultura e Economia para Jacareí – Cejac se apresentará às 14h e, às 15h, teremos a eleição da nova formação de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Encerrando a V Conferência Municipal de Cultura, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) recebe o show da banda regional Trem da Viração, no Pátio dos Trilhos, a partir das 18h. Tanto o show como toda a programação é aberta ao público, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

A Conferência – O evento, que acontece a cada dois anos, compõe as diretrizes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Conforme a Lei nº 5.736 do CMPC, a Conferência Municipal de Cultura de Jacareí é um evento que integra o Sistema Municipal de Cultura, sendo também um mecanismo legal e jurídico para a concretização da democracia participativa em âmbito municipal sobre as políticas culturais da cidade. O regimento completo da conferência de 2021 pode ser conferido por aqui