Festejos populares de Jacareí são destaque na Agenda Cultural de janeiro

A Agenda Cultural do primeiro mês de 2022 traz em sua composição, as cores e alegria das manifestações tradicionais do município. A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) preparou uma programação diversa, para todos os públicos e com todas as atividades gratuitas. 

A Folia de Reis vem como destaque na agenda, marcando e valorizando o Dia de Reis, comemorado anualmente em 6 de janeiro. Em Jacareí, desde 2009, foi oficializada a Lei nº 5.335/09, na qual institui no calendário oficial da cidade, o Dia Municipal da Folia de Reis, celebrado sempre no segundo domingo.

Serão quatro apresentações. A primeira, do Grupo Filhos do Oriente, será no próximo sábado (8), às 16h, no Espaço Graúna. No domingo (9), às 10h, os grupos Filhos do Oriente e Estrela do Oriente se encontrarão no Mercado Municipal.

No dia 15, às 11h, é a vez da apresentação do Grupo Filhos do Oriente no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e, encerrando as celebrações aos Santos Reis, no dia 22, os Filhos do Oriente também irão festejar no Mercado Municipal, às 10h. 

No embalo das manifestações tradicionais, também no dia 15, a exposição “Cidadania e Resistência: Festejos Populares e o Acervo do MAV” será lançada no museu. A mostra tratará das expressões que foram passadas por gerações e saberes ancestrais que são necessários conhecer, reconhecer e valorizar. 

Os Mestres Cultura Viva estarão presentes na Agenda Cultural por meio dos registros audiovisuais. No dia 7 será lançado um vídeo sobre a trajetória da Mestra Capoeira de Angola, Marilene de Brito Lima. No dia 14, será a vez do Mestre Capoeira, Narciso Roberto da Silva. Já no dia 21, o Mestre Samba de Roda e Capoeira, Raimundo de Moraes Silva, contará sua história e, por fim, no dia 28, a homenagem será para o Mestre Palhaço, Roberto Moreira Cordeiro, premiado em 2021 e com falecimento no mesmo ano. Todos os vídeos serão lançados às 18h, no canal oficial do Youtube da FCJ. 

Dança, música, circo e cinema também fazem parte da programação de janeiro. Para deixar os domingos ao ar livre mais musicais, o Jazz no Parque acontecerá nos dias 9, 16, 23 e 30. No comando do músico Cleverson Teixeira, artistas da cidade se apresentarão a partir das 16h, no Parque da Cidade. 

O espetáculo musical “Sonho de uma noite de verão”, da Escola de Ballet Clássico Elena Dubodelova, terá duas apresentações na Sala Mário Lago: dias 15 e 16, às 19h. Os ingressos serão entregues por ordem de chegada.

E também no dia 16, no período da manhã, o Parque da Cidade vai receber às 10h, a Trupe do Fuxico, com o Cabaré das Palhaças. Uma programação com risada garantida para toda a família.

CINEMA NA MÁRIO LAGO – Neste mês de janeiro, as apresentações de cinema do Pontos MIS e do Cine Infantil irão tomar conta da tela da Sala Mário Lago. A parceria das exibições dos filmes com o Pontos MIS será dada em duas datas: 13 de janeiro, com “Cinema Paradiso” e, dia 27, com a “Invenção de Hugo Cabaret”. Sempre às 19h.

Já o Cine Infantil traz exibições de animações para a criançada neste mês de férias. No dia 8 será a vez do filme “Procurando Dory”, no dia 22, o “Touro Ferdinando” e no dia 29, encerrando a programação, será exibido “Pedro Coelho”. Todos os filmes serão passados às 16h. 

A Agenda Cultural completa pode ser acessada por aqui. Mais informações sobre os dias, horários e eventos, serão divulgados nos canais oficiais de comunicação da FCJ: como Facebook e Instagram. 

 

Compartilhe com todo mundo: