Projeto “Ocupação Indígena no Vale do Paraíba” abre ciclo de palestras neste mês de fevereiro

O projeto “Ocupação Indígena no Vale do Paraíba – No MAV e em sua casa”, com exposição aberta no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), vai proporcionar no próximo dia 17, às 19h, a palestra  “Diálogo de saberes na educação em museus: desafios e potencialidades”, com a docente da Universidade de São Paulo (USP), Profª. Drª Martha Marandino.

O debate, que acontecerá de maneira on-line, abrirá o ciclo de encontros do projeto, realizando uma troca interativa entre os participantes inscritos. A transmissão será pelo canal oficial do Youtube da FCJ e os interessados devem realizar a inscrição neste link.

O projeto é uma realização do Jequitibá Cultural – Patrimônio, Criação e Arte, em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), por meio do PROAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a ministrante – Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Doutorado em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Diretora do Centro de Preservação Cultural da USP e Vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP. Possui projetos de pesquisa, publicações e orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado com temas como ensino de ciências, ensino de biologia, divulgação científica e educação em museus.

Ocupação Indígena no Vale do Paraíba – No MAV e em sua casa – A mostra fala sobre aspectos da ocupação indígena pré-colonial de aproximadamente 9 mil anos na região. A coleção de objetos, em seu predomínio, constitui-se de fragmentos de objetos cerâmicos (tigelas, vasilhas, igaçabas, urnas funerárias) e utensílios de pedra (materiais líticos). Já a exposição virtual é composta por um game imersivo em 3D, com uma narrativa que proporciona ao usuário uma experiência com a ocupação indígena no Vale do Paraíba e um casual game, que simula uma navegação pelo rio Paraíba, estrada natural foco da região tratada no projeto.