Mestre Cultura Viva: abertas inscrições para o edital 2022

As inscrições vão até o dia 27 de maio. Serão contemplados cinco mestres nesta edição do prêmio

A Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lançou na última segunda-feira (18), o edital Mestre Cultura Viva 2022. Nesta 11ª edição, serão contemplados cinco mestres, que além do título, ganharão R$3 mil reais, certificado e placa de reconhecimento.

O edital completo pode ser acessado aqui. As inscrições vão até 27 de maio podem ser feitas neste link ou presencialmente no MAV, via agendamento pelo e-mail mav@culturajacarei.sp.gov.br ou pelo contato de WhatsApp (12) 99106-0897. Esclarecimentos de dúvidas podem ser por meio destes contatos também.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio da FCJ, reforça que o edital Mestre Cultura Viva é uma maneira de reconhecer e valorizar os fazeres e saberes de nossa gente. “Com a premiação, nós estamos mantendo nossas tradições vivas e promovendo a divulgação dos Mestres, criamos um elo de pertencimento com nossas raízes e com a sociedade onde estamos inseridos”, complementa.

REQUISITOS – Os requisitos necessários para esses herdeiros da cultura tradicional participarem, são ser pessoa física que detenha notório conhecimento; mínimo de 20 anos de permanência na atividade; capacidade de transmissão de saberes; celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais; e, que sejam reconhecidos por sua própria comunidade como detentores de diversas categorias. Entre elas: artes da cura, liderança religiosa de tradição oral, brincadeiras populares, contação de histórias, poesia, lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano, ofícios, técnicas e modos de fazer da cultura popular.

Entram nas categorias também aqueles que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, trabalham a memória viva e afetiva da tradição popular. Exemplos dessas expressões culturais são os manifestantes da Folia de Reis, Moçambique, Jongo, Festa do Divino, São Gonçalo, Catira, saberes relacionados à gastronomia e religiosidade.

Legenda: Mestre Mãe de Santo, Lígia Siqueira Machado, premiada em 2021.