6° Semana Nacional de Arquivos começa nesta próxima segunda-feira (06) em Jacareí

Programação com temáticas arquivísticas acontece do dia 6 ao dia 10, no MAV e no Arquivo Municipal e é aberta ao público

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) e o Arquivo Público de Jacareí recebem a partir da próxima segunda-feira (06), a 6° Semana de Arquivos. O evento é destaque da Agenda Cultural de junho da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ)

A programação idealizada pela FCJ, por meio da Diretoria de Patrimônio, visa dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos sobre as pontes que os acervos criam na atuação profissional e na história.

Todos os eventos serão abertos para todos o público, de maneira gratuita. O MAV está localizado na região central de Jacareí, na Rua XV de Novembro, nº 143. O Arquivo Público também fica no Centro, na Rua Alfredo Schurig, nº 300. 

Confira abaixo a programação completa:

6 de junho, às 14h

Palestra: Troca de saberes em acervos intermediários e permanentes, com Denise Lemes e Luzia Rodrigues de Toledo Prado

Sobre Denise Lemes: Historiadora (UNITAU – 1994), Gerente de Cidades (FAAP – 2015) e Técnica em Arquivos Municipais. Atualmente é historiadora da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc e diretora do Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” – AMASB, do Arquivo Geral da Fundacc e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – MACC.

Sobre Luzia Rodrigues de Toledo Prado: Historiadora (UNIVAP – 1998). Pós Graduada em História do Brasil República  (UNITAU – USP 2005), Especialista em Gestão de Documentos e Informações (UNILEYA – 2019). Atualmente é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba como Técnica em Arquivos Municipais.

Local: Auditório do MAV

6, 7 e 8 de junho, das 17h30 às 20h30

Oficina: Introdução à Paleografia, com a Dra. Cintia Bendazzolli

Sobre a ministrante: Bacharel e Licenciada em História pela FFLCH e FE/USP, tem Mestrado e Doutorado em Arqueologia pelo MAE/USP. Sócia efetiva da Sociedade de Arqueologia Brasileira desde 2003. Paleógrafa. Entre 2014 e 2017 trabalhou como arqueóloga do IPHAN/SP. Entre 2017 e 2019 foi Diretora de Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de Ilhabela e entre 2018 e 2020 Represente Regional do Litoral Norte Paulista junto ao Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP.

Sobre a Oficina: A presente oficina fornecerá aos participantes uma introdução ao campo disciplinar da Paleografia, abarcando seus fundamentos teóricos, princípios metodológicos e aplicação de exercícios práticos de transcrição. Objetiva-se, com isso, contribuir para a habilitação e familiarização dos participantes na prática da decifração e transcrição de textos manuscritos em português, de distintos gêneros e procedências, e com isso beneficiar a categorização e gestão documental dos arquivos.

Link para inscrição aqui.
Local: Arquivo Público

9 de junho, às14h

Palestra: Folkcomunicação – Acervos de jornais e a salvaguarda da Cultura Popular, com Natalee Neco

Sobre a ministrante: Jornalista e pesquisadora, Natalee Neco é pós graduada em Cultura Popular e mestranda em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa gira em torno da Folkcomunicação, teoria sobre o processo comunicacional das culturas populares.

Local: Auditório do MAV

10 de junho, às 10h

Lançamento: acervo digitalizado e acessível

Segunda fase da digitalização e disponibilização de parte  do acervo da Hemeroteca do Arquivo Público, possibilitando a consulta a documentos datado de 1906 a 1923, retratando os acontecimentos na cidade de Jacareí

Local: site da FCJ.

10 de junho, às 14h

Palestra: “A importância do arquivo para o ensino da história – Um estudo sobre o preventório de Jacareí”, com o palestrante Allan Douglas de Oliveira.

Sobre o ministrante: Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Formado em História pela Universidade do Vale do Paraíba. Atua como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino da Região de Jacareí referente ao componente de História.

Local: Auditório do MAV

Legenda: Hall de entrada do Arquivo Público de Jacareí. Créditos: Francielle Arantes. 

 

Compartilhe com todo mundo: