Prêmio Viola Caipira: inscrições prorrogadas até 7 de agosto

O concurso, que será realizado em duas fases, vem para valorizar os artistas da música caipira da região

As inscrições para o Prêmio Viola Caipira, uma realização da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), foram prorrogadas até o próximo domingo, 7 de agosto. Serão selecionados violeiras e violeiros da região, com o objetivo de valorizar a cultura tradicional caipira.

O concurso será realizado em duas fases: a primeira classificatória, onde serão analisados os materiais em vídeo dos inscritos e selecionados os dez melhores candidatos, de acordo com a avaliação da comissão julgadora. Já a segunda fase será presencial, no dia 21 de agosto, na Feira do Bolinho Caipira 2022, com a apresentação dos selecionados.

Serão premiados os três primeiros lugares, com o prêmio de R$ 750 reais para o 1º, R$ 500 reais para o 2º e R$ 300 reais para o 3º lugar.  Receberão também uma premiação simbólica, com troféu e certificado, os selecionados como Violeiro Revelação, Violeira Revelação e Maior Público.

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio de formulário on-line, que pode ser acessado neste link.  Os interessados podem se inscrever individualmente ou em duplas..

Inscrição – Os interessados deverão gravar um vídeo de até cinco minutos, utilizando qualquer cenário para a gravação. É necessário que nas imagens, seja possível identificar o instrumento, o rosto e as mãos do candidato, além de conter no início, a apresentação do(a) violeiro(a) e do seu município de origem e, breve relato sobre o repertório escolhido para ser performado.

Vale ressaltar que, serão válidas somente músicas sertanejas com a viola caipira como instrumento principal, tanto no vídeo de inscrição quanto na apresentação presencial.

Edital – O edital completo da premiação foi publicado no Boletim Oficial da Prefeitura Municipal de Jacareí e pode ser acessado no site da FCJ também. Maiores informações ou dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail diretoriadeeventos@culturajacarei.sp.gov.br.

Legenda: Imagem de viola na apresentação do Mercadão Junino, em junho. / Créditos: Francielle Arantes (FCJ).