‘Prainha’ recebe intervenção artística em Jacareí

O projeto ‘Verão Tropical Dorival’ é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Esportes e Fundação Cultural de Jacarehy, visando a revitalização da ‘Prainha’ (Av. Maj. Acácio Ferreira, 722 – Jardim Paraíba).

Dentre os serviços estão a modernização da iluminação, reformas dos quiosques, capina, instalação de placas, consertos dos vestiários, limpeza e manutenção, pintura padrão base e a arte visual urbana: com grafite e muralismo, realizada pelos integrantes do ‘Sombrero Coletivo’, capitaneado por Alan de Oliveira Barbosa, o ‘Tubão’com investimento total de R$ 26.003,50.

Quanto a arte visual urbana com grafite e muralismo estão inclusos os seguintes espaços e áreas do ambiente: duas arquibancadas, com todos os degraus além das escadas laterais de acesso; toda a fachada dos dois vestiários; as duas alturas de chão inteiro, tanto na altura e extensão do ponto de ônibus, quanto na altura térrea da arquibancada (altura do campo de areia); toda a mureta de proteção no entorno do campo de areia – parte interna e externa; além do corrimão e parte do calçamento.

Ainda sobre a arte visual urbana com grafite e muralismo na remuneração do projeto estão inclusos: estudo e elaboração de projeção, identidade visual, criação artística, confecção de projeto técnico; reuniões permanentes com a gestão da Fundação Cultural para acompanhamentos e fiscalização e suporte; compra de equipamentos e materiais incluindo tinta e parte de instrumentos de pintura; núcleo fixo de 06 profissionais do setor artístico atuantes no meio – além de outros prestadores de serviço para base e apoio ao núcleo; registros fotográficos e vídeos de curta duração; custos de transporte e alimentação; e mais a contrapartida social de formação para a rede pública de ensino.

Para o total de serviços, considerando o grau de profissionalismo e a complexidade da proposta, há uma contenção de gastos que ao mesmo tempo é um investimento na economia do setor, na economia criativa, a qual já tem colhido retornos positivos do investimento que vem sendo feito. O espaço já passou a voltar a ser frequentado por mais famílias e munícipes, já tem voltado a se tornar um ponto urbano atrativo e de referência com diversas pessoas que passam pelo local e registram fotos – potencializando, assim, a região também enquanto local turístico, esportivo, social, e cultural.