CENTRO DE MEMÓRIA DE JACAREÍ

Fundado em 2020 o Centro de Memória de Jacareí é um espaço de pesquisa e guarda dos acervos, é formado pelo Arquivo Público e Histórico de Jacareí  e pelo Núcleo de Arqueologia do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Está sediado no Solar dos Diniz, construído em 1931.

O objetivo do Centro de Memória é fomentar a pesquisa e a divulgação da história de Jacareí  e sua gente. A consulta a ambos acervos é pública e gratuita.

Arquivo Público e Histórico de Jacareí

É responsável, entre outras ações, por participar da gestão de documentos da administração pública municipal.          O acervo compreende documentação do século XVII ao XX e possui conjuntos de documentos chamados de “fundos de arquivos”. Cada fundo de Arquivo provém de uma instituição, como a Câmara Municipal, o Conselho de Intendência Municipal, o Fórum, a Junta de Alistamento Eleitoral, o antigo Preventório “Margarida Galvão”, as escolas e a Prefeitura de Jacareí. Além da própria Fundação Cultural e de acervos particulares que foram doados.

Destaca-se ainda o acervo fotográfico com negativos flexíveis, negativos de vidros e mais de 25 mil imagens, que atualmente estão em processo de digitalização.

Arqueologia

A Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” é uma das poucas Instituições do Vale do Paraíba a desenvolver trabalhos na área arqueológica. Considerada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) como uma Instituição de  Guarda e Pesquisa, é autorizada, desde 1997, a emitir endosso institucional, um documento exigido pelo Governo Federal para que arqueólogos possam realizar pesquisas em todo país.

A instituição passa, assim, a ser depositária legal do acervo resultante das pesquisas endossadas, e como tal, deve preservar, conservar e musealizar o material.

Em 2019, o Núcleo de Arqueologia passou a incorporar o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), agora como um setor de pesquisa, garantindo assim, maior visibilidade e apoio à questão arqueológica no município, bem como promovendo a musealização da arqueologia.

No município de Jacareí temos um total de dez sítios arqueológicos pesquisados. O conjunto de material recuperado em oito deles se encontra em nossa instituição. São eles:

• Sítio Santa Marina – cerâmico
  • Sítio Pedregulho – cerâmico
  • Sítio Mirante do Vale – cerâmico
  • Sítio Villa Branca – cerâmico
  • Sítio Light – cerâmico
  • Sítio Chácara Xavier – histórico
  • Sítio Estação Jacareí I – histórico
  • Sítio Fazenda Santana do Rio Abaixo – histórico

Essas pesquisas resultaram em um grande acervo arqueológico, caracterizado por utensílios cerâmicos de uso doméstico e para uso em rituais, artefatos líticos (artefatos em pedra), como lâminas de machado, lesmas, batedores, calibradores, percutores, e até mesmo um adorno labial – tembetá – muito raro em sítios arqueológicos.

(Assessoria/FCJ)