Primeira reunião da comissão setorial de Literatura será realizada nesta quinta-feira (4)

Na próxima quinta-feira (4), será realizada a primeira reunião de 2021 da Comissão Setorial de Literatura, Livro, Leitura, Bibliotecas. O encontro será on-line, às 19h e aberto para toda a população. Os interessados podem acessar o link da plataforma do Google Meet: meet.google.com/amh-jnco-vfu.

Na pauta, serão abordados temas como a produção e consumo de literatura em Jacareí durante a pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19), planejamentos futuros e uma reflexão sobre as conquistas e avanços realizados pelo segmento e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais nos últimos anos.

Além disso, também serão discutidos o Fórum Municipal de Cultura 2021, a Conferência Municipal de Política Cultural 2021, a revisão da Lei do Plano Municipal de Cultura e a preparação para eleição de representantes do setor no Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Michele Corrêa, representante da comissão setorial, pontua a relevância da reunião. “Será um importante encontro para reunir metas e ampliar a participação da sociedade civil nas discussões de políticas públicas culturais em Jacareí, por meio das comissões setoriais”, diz.

Comissões setoriais – Dentro da Lei nº 6.323/2019, que institui o Conselho Municipal de Políticas Culturais, a Fundação Cultural de Jacarehy organiza-se em oito comissões setoriais, que são: artes cênicas (teatro, dança, circo, e outros do segmento), artes visuais (artes plásticas e artesanato: desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, design), música, literatura (livro, leitura, bibliotecas e outros do segmento), audiovisual (cinema, vídeo, multimídia e multimeios, cultura digital), culturas populares (culturas tradicionais, folclore – patrimônio imaterial), capoeira, artes e culturas urbanas. Essas comissões foram criadas para o fortalecimento de cada setor cultural e maior respaldo em questões específicas.