Fundação Cultural lança nas redes sociais projeto que relembra publicações do Arquivo Municipal

O acervo histórico acessa memórias sociais e afetivas que podem ensinar toda uma população sobre a sua cidade, mesmo depois de anos. Com esse objetivo, a Fundação Cultural lança o projeto #TBTdaMemória nas redes sociais oficiais da Fundação Cultural de Jacarehy.

Aproveitando o movimento da hashtag TBT, que significa a abreviação do termo em inglês Throwback Thursday (quinta-feira da nostalgia, em português) será postado todas às quintas-feiras uma publicação do Arquivo Municipal, relembrando fatos históricos de Jacareí.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio, compartilha que o patrimônio cultural arquivístico carrega a história do município e é da competência do Arquivo Público não apenas a gestão e preservação dos documentos, mas também, o estímulo à pesquisa. “O #TBTdaMemória tem a intenção de  mostrar um pouco dessa relação entre história, lembranças e o   despertar da curiosidade e do conhecimento”, disse.

Assunto atual em tempos não tão atuais assim

Dando início ao #TBTdaMemória, a recordação desta quinta-feira (4) trouxe a publicação do jornal Diário de Jacareí, em 1º fevereiro de 1975. Nessa data, a manchete era a vacina que estava chegando ao Brasil. a M-M-R, conhecida como a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Conhecer documentos históricos permite observar as situações da época. Aqui é possível observar a forma como as normas científicas, os dados e o estudo eram feitos para o desenvolvimento e aprovação de uma vacina. Confira a imagem da página e matéria na íntegra.