Projeto Literatura em Travessia presenteia Biblioteca Municipal de Jacareí com doação de livro

Na edição on-line da FLIJ (Feira Literária de Jacareí) de 2020, realizada em dezembro, o projeto Literatura em Travessia: criando novos caminhos destacou-se com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy.

Com transmissões ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação, o projeto alcançou a marca de aproximadamente 2.500 visualizações ao todo. Foram realizadas 10 conversas denominadas como Prosas, que trouxeram a reflexão de mulheres e jovens envolvidos com literatura e que foram fortemente atingidos pelos impactos causados pela pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19).

A iniciativa que nasceu para apoiar, fomentar e valorizar o setor literário, teve a coordenação de Ivani Melo e a curadoria de Michele Corrêa, com as mediações de Andressa Decarla, Ivani Melo, Larissa Ferreira e Suéllen Raquel. Além da participação dos facilitadores Ana Júlia Sodré, Bruno Faria, Geisa Macedo, Fernando Cunha, Bruna Souza, Van Chelucci, Julia Rodrigues e Letícia Gomes.

Como ato simbólico, representando o projeto Literatura em Travessia, a coordenadora Ivani Melo e curadora Michele Corrêa doaram um livro à Biblioteca Municipal, na última quarta-feira (17). A sugestão foi convidado Luís Cláudio Borges, atualmente bibliotecário-documentalista da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ex-bibliotecário da Biblioteca Municipal Macedo Soares (2017-2019). Luís Cláudio também participou da FLIJ como facilitador na Prosa 8 – Boas práticas em bibliotecas públicas e comunitárias e os desafios a serem enfrentados.

Foi escolhida a obra “Intelectuais Negras Brasileiras – Horizontes Políticos”, de autoria de Ana Claudia Jaquetto Pereira. Segundo Ivani Melo, educadora, atriz e contadora de histórias, “essa é uma maneira de proporcionar que outras pessoas se inspirem pela Literatura de autoria de pessoas negras, em especial, mulheres, de forma a diminuir os impactos que o racismo produz no meio literário“. O livro será catalogado e em breve estará no acervo da Biblioteca Municipal disponível para empréstimo.