Recital e workshop de modelagem são atrações no fim de semana

A cantora Cinthia Jardim, que se apresenta com Fabiano Whyte no projeto Mercadão Vivo, sábado, das 10h às 13h crédito: Valter Pereira/PMJ
crédito: Valter Pereira/PMJ

Quem for ao Mercado Municipal de Jacareí neste sábado (17), além das compras, tem a opção de curtir o som de Cinthia Jardim e Fabiano Whyte. A dupla se apresenta em mais uma edição do programa Mercadão Vivo, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, das 10h às 13h.

A música também é atração gratuita no EducaMais São João (rua Chiquinha Schürig, 169) das 9h às 13h, com o programa Manhã Cultural, que traz Luizinho dos Teclados e Rodrigo Lopes e Marçal.

Teatro – Também no sábado, das 11h às 15h, a Cia Não Somos Obrigados apresenta Teatro de Fantoches no Parque da Cidade.

Workshop de modelagem – No Jardim Jacinto, aprender a técnica de modelagem é opção com o projeto Ateliê Móvel de Artes Visuais, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy), com apoio da empresa Fibria. O Workshop de Modelagem é gratuito e acontece das 14h às 17h.

O projeto Ateliê Móvel de Artes Visuais é uma iniciativa do arquiteto e artista plástico Amilton Damas, e consiste em oferecer aos moradores de bairros distantes da cidade oficinas e workshop sobre serigrafia, gravura, desenho e pintura. “É uma oportunidade de despertar o interesse pelas artes visuais. Muitas vezes, em iniciativas como esta, surgem grandes talentos”, aposta Damas.

Domingo – O Recital Didático Desmitificando a Ópera é uma boa dica cultural para o início da noite de domingo (17) em Jacareí, que traz no programa ópera francesa, russa e alemã. O evento gratuito começa às 18h30, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143, Centro.

Criado pelo tenor Rodrigo Rangel, o barítono Tomás Davi e a soprano Mariana Magatto, o projeto tem a proposta de divulgar o canto lírico e quebrar preconceitos com esse gênero musical. “Resolvemos criar esse projeto porque percebemos que a resistência a esse estilo musical é normalmente por puro desconhecimento”, diz o tenor. Além do canto, o projeto inclui uma explicação didática sobre as obras.

Baile – A dupla Kleiton e Adriano animam o baile da Terceira Idade, também neste domingo, às 19h, no EducaMais São João (rua Chiquinha Schürig, 169). Os ingressos gratuitos devem ser retirados no local.

(Rosana Antunes/PMJ)