Sexta-feira 13 tem Uma Noite no Museu

O programa “Uma Noite no Museu” promove apresentações de contadores de causos no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
crédito: Valter Pereira/PMJ

Sexta-feira é dia 13 e com noite de lua cheia. Que tal ouvir aqueles causos de arrepiar, mas com boas doses de humor? O programa Uma Noite no Museu desta sexta-feira traz o episódio “Reza a Lenda…”, com o grupo Conta Contos Causos Caipiras, que será apresentado em duas sessões, às 20h e às 22h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de Novembro, 143 – Centro).

A contadora de causos e atriz Carol Brasil, explica que o episódio traz causos regionais, como o Barqueiro da Meia-Noite que, misteriosamente, costuma remar nas águas do Rio Paraíba. “São causos caipiras que serão contados por dois personagens, Waldemar e Valdirene, com boa dose de comicidade”, comenta Carol.

O programa Uma Noite no Museu estreou em 2009 com o objetivo de valorizar a cultura popular por meio da contação de causos. “A nossa proposta é resgatar a história contada oralmente, uma atividade que vem sendo esquecida, e passar adiante um pouco esse costume de aconchego, integração e união que no passado reunia crianças, adultos e idosos para contarem e ouvirem histórias”, diz o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Alberto Capucci.

(Rosana Antunes)