Teatro chega de ônibus em Jacareí

EducaMais Esperança contou com seis apresentações da companhia de teatro itinerante BuZum!, que viaja de ônibus por todo o país levando teatro às escolas Crédito: Cristina Reis/PMJ
EducaMais Esperança contou com seis apresentações da companhia de teatro itinerante BuZum!, que viaja de ônibus por todo o país levando teatro às escolas
Crédito: Cristina Reis/PMJ

O EducaMais Esperança (Av. Lucas Nogueira Garcez, 195) recebeu nesta segunda-feira (07), seis apresentações da companhia de teatro itinerante BuZum!, que viaja de ônibus por todo o país para levar teatro às crianças que estão nas escolas. “Máquinas” é tema do novo espetáculo da companhia, que está sendo apresentado para  alunos da rede municipal de ensino.

A nova criação do grupo teatral leva ainda nesta terça-feira (08) o espetáculo para o Rio Comprido, nos seguintes horários das sessões: 9h, 9h40, 10h20, 13h30, 14h10 e 14h50. Neste bairro, a apresentação acontece na nova EMEF Maria Luiza Vasques (Estrada Imperador, 150 – Rio Comprido), inaugurada no último sábado (5).

A maratona marca o lançamento da itinerância de “Máquinas”, que entre março e junho visita 36 cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em projeto apresentado pelo Instituto CCR e patrocinado pela CCR NovaDutra (concessionária responsável pela gestão de 402 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra), por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

O BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. As crianças presentes no evento recebem um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças.

Maratona – O BuZum! estaciona em Jacareí para uma maratona. Continua no próximo sábado (12) , com os espetáculos “Máquinas” e “Energia”. Estaciona dois de seus ônibus no Parque da Cidade, para apresentar uma maratona de 12 sessões gratuitas.

Em “Máquinas”, os bonecos criados pelo BuZum! ensinam as crianças sobre a evolução dos meios de transporte de uma forma lúdica e criativa ao representar uma história de amor que atravessa os tempos. Os personagens fazem uma viagem no tempo, percorrendo desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, de carro, até a invenção do foguete. A peça conta com trilha sonora original assinada por César Maluf.

O enredo de “Energia”, por sua vez, envolve uma criança que chega à sua casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população.

(Marta Fernandes/PMJ)

Compartilhe com todo mundo: