Jacareí recebe etapa do Grito Rock no sábado (19)

Grito Rock chega à sua 14ª edição. Foto: Valter Pereira/PMJ Jacareí sedia, no próximo sábado (19), uma das etapas do Grito Rock, das 15h às 22h no Pátio dos Trilhos (região central), com entrada gratuita. O evento chega à sua 14ª edição, sendo que esta é a quarta vez que tem uma das etapas realizadas na cidade. No dia 19, sobem ao palco no Pátio dos Trilhos as bandas de rock autoral Maquiladora (Mogi das Cruzes), Apto Vulgar e Banda Amplifires (ambas de Jacareí). Um dos organizadores, o músico Felipe Fênix, explica que o evento trará em sua programação “uma soma cultural expressiva”. Além das bandas de rock autoral que é o foco do festival, esta edição abriga a campanha Grito Hip Hop, com a participação dos MCs Axel Alberigi e Ralph – MC Menestrel, além dos grafiteiros do Sombrero Coletivo que pintarão um
Grito Rock chega à sua 14ª edição. Foto: Valter Pereira/PMJ

Um dos organizadores, o músico Felipe Fênix, explica que o evento trará em sua programação “uma soma cultural expressiva”. Além das bandas de rock autoral que é o foco do festival, esta edição abriga a campanha Grito Hip Hop, com a participação dos MCs Axel Alberigi e Ralph – MC Menestrel, além dos grafiteiros do Sombrero Coletivo que pintarão um painel ao vivo para o Grito Rock.

“Este diálogo entre o rock e o hip hop é fundamental para o desenvolvimento e reconhecimento da cultura urbana na cidade”, ressalta. O festival também contará com a tradicional banquinha com os materiais das atrações, para vendas e sorteios ao público, além de abrigar ilustrações da artista Thaís Nozaki.

Fênix acrescenta ainda outra mais duas novidades: o esporte slackline, que o público poderá praticar com o auxílio de um instrutor, e o P.O.N.T.E.I.O. Estúdio Volante e os Espaços Imaginários, projeto de intervenção artística realizado pelo grupo Invento Coletivo em parceria com a CEPAC, por meio do PROAC Editais.

Considerado o maior festival colaborativo do mundo, a etapa do Grito Rock em Jacareí é organizado pelo Jacaré Noise Coletivo e pelo Estúdio “E!”, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

Plataforma de criação interage com o público

Jacareí é a primeira parada da expedição do projeto P.O.N.T.E.I.O., que percorrerá oito cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista com o Estúdio Volante Desinvento, uma plataforma de criação artística itinerante e multiambiente, que vem se desenvolvendo desde 2014 e proporcionando um espaço coletivo de produção e pesquisa artística que integra diferentes linguagens, como a música e a literatura, a partir das artes visuais.

Um dos criadores do projeto, o artista plástico Raico Rafael, explica que se trata de uma intervenção urbana em que os artistas vão produzindo arte e o público é estimulado a interagir e a produzir arte também: “Não é uma oficina, nem workshop. O artista leva seu material, papel, tela caneta ou pincel e produz sua arte. E quem passa pelo local pode interagir, pegar um pincel e desenhar ou caneta e papel para escrever um poema, por exemplo”.

O projeto P.O.N.T.E.I.O foi criado há dois anos, a partir de uma tenda instalada em um bairro de Jacareí e no ano passado foi inscrito e aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural).

(Rosana Antunes/PMJ)