“Retratos de Nossa Cidade” revela Jacareí em dois tempos

A exposição itinerante Retratos de Nossa Cidade é uma das atrações do Mercado Municipal entre os dias 15 e 30 de abril. Promovida pelo Arquivo Público e Histórico da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, a mostra faz parte das comemorações do mês de aniversário da cidade.

São 30 fotos que trazem painéis com fotos antigas e atuais da cidade em dois tempos e possibilita uma viagem no tempo para contar um pouco da história da cidade, mexendo com a memória e a curiosidade do público.

Cada painel, traz duas imagens da cidade com o propósito de mostrar o antes e o depois: uma em PB (preto e branco), que mostram a cidade no início da urbanização e permitem ao observador atento identificar traços não só da arquitetura, mas um pouco dos costumes de uma época; outra colorida, tirada do mesmo ângulo, que os retratados em PB, e com o propósito de mostrar o “antes e depois”.

“O objetivo é resgatar um pouco da memória de nossa cidade. Para uma geração significa relembrar um período histórico da cidade, para outra é despertar a curiosidade de conhecer um pouco o centro que existiu no passado, mas que prevalece eternizado nas fotografias e textos preservados em nosso cervo do arquivo histórico do município”, destaca a gerente do Arquivo Público, Fátima Ramos.

As fotos antigas fazem parte do acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí.

Serviço – Escolas, entidades e empresas interessadas em receber a exposição Retratos de Nossa Cidade podem entrar em contato com o Arquivo Público e Histórico – Rua Alfredo Schürig, 300, Centro. Informações: (12) 3953-4898.

A exposição já passou pelo EducaMais Centro e, depois do Mercado Municipal, segue para o EducaMais Esperança e CEU (Centros de Artes e Esportes Unificado) do Parque Meia-Lua.

(Rosana Antunes / PMJ)

Compartilhe com todo mundo: