Semana de Museus tem oficina de escavação

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí, tem uma programação especial para comemorar a 14ª Semana Nacional de Museus. De 16 a 20 de maio, serão realizadas palestras, oficinas gratuitas e a exposição “A Construção do Vale do Paraíba”, que reúne peças do Núcleo de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

A museóloga Patrícia Cruz explica que a programação segue a proposta do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que este ano aborda a relação entre museus e paisagens culturais. Segundo o Conselho Internacional de Museus, a temática reforça o papel sociocultural dessas instituições, que ao abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatizam a necessidade da valorização da diversidade de culturas e paisagens do país.

“Todo ano o IBRAM tem uma proposta diferente para comemorar o Dia Nacional do Museu, em 18 de maio. E a Fundação Cultural de Jacarehy aproveitou o tema proposto e puxou para o viés antropológico, com o objetivo de revelar ao público que muito da nossa identidade está relacionado ao que foi feito no passado”, explica.

A programação é aberta à população. De acordo com Patrícia, a ideia é despertar nas pessoas “a memória, o pertencimento”, para que possam identificar que o que existe no dia de hoje é relacionado ao passado, que o que acontece hoje é reflexo do que foi feito há anos”.

Oficina – Um modelo de sítio arqueológico será instalado no Museu de Antropologia para a realização da oficina “Escavação”, que visa demonstrar aos participantes as etapas de uma pequisa realizada num sítio arqueológico em busca de vestígios de populações antigas. Em Jacareí, foram encontrados cinco sítios arqueológicos pré-coloniais (ocupação antes de 1500) e mais dois históricos.

“Vamos simular uma escavação para que o público possa aprender na prática como se realiza esse trabalho arqueológico. E a seguir vamos explicar que o trabalho não termina na retirada das peças. Uma nova pesquisa começa para saber sobre o modo de vida e o que aconteceu com as pessoas que ali viviam”, explica a arqueóloga Cláudia Queiroz.

Ela ressalta ainda que além de, mas que continua com a pesquisa sobre o modo de vida

“A intenção também é divulgar a importância que a arqueologia tem para a preservação da memória de um povo e descoberta de suas origens”, finaliza.


Serviço

Local: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Endereço: Rua XV de Novembro, 143, Centro.
Entrada: gratuita.

Programação

16/05 – 19h
Exposição “A Construção do Vale do Paraíba”

16/05 – 19h30
Palestra: Identidade e perfil da população de Jacareí com a historiadora Ana Luiza Patrocínio

17/05 – 10h
Oficina de Arqueologia: “Escavação” – arqueóloga Cláudia Queiroz

18/05 – 10h
Circuito Histórico Arquitetônico pelo centro de Jacareí

19/05 – 10h
Oficina de Arqueologia: “Escavação” – arqueóloga Cláudia Queiroz

20/05 – 19h
Palestra “Patrimônio Imaterial do Vale do Paraíba e Jacareí”, com Silvia Bigareli

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp