Grupo jacareiense 4 NA RUA se apresenta no Teatro Sérgio Cardoso

“O título Má Pele” foi escolhido justamente por se tratar desse estigma da pele que é a doença, a hanseníase”, diz ator da peça. Foto: Valter Pereira/PMJ
“O título Má Pele” foi escolhido justamente por se tratar desse estigma da pele que é a doença, a hanseníase”, diz ator da peça. Foto: Valter Pereira/PMJ

O grupo teatral 4 NA RUA de Jacareí sobe ao palco do Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo. Os artistas se apresentam nesta quinta-feira (19) com o espetáculo “Má Pele”, durante a fase estadual do Mapa Cultural Paulista.

Além do grupo jacareiense, a mostra de teatro inclui mais 12 espetáculos que contemplam artistas e companhias teatrais de regiões do interior de São Paulo.

“Má Pele” conta o drama de quatro crianças internas do Preventório de Jacarehy, todas filhas de pais portadores de hanseníase e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX.

Por meio de suas histórias, o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta daqueles que, mesmo não infectados, foram forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.

“O título Má Pele” foi escolhido justamente por se tratar desse estigma da pele que é a doença, a hanseníase”, diz o ator Miguel Ramos.

O texto é autoral assim como as canções que compõem o espetáculo são autorais, escritos pelo grupo. “Entretanto, inspirados em depoimentos e pesquisas. Fizemos tudo com base no que ouvimos e pesquisamos”, ressalta o Ramos. A direção é de Edgar Castro e a direção musical, de Márcio de Oliveira.

Mapa Cultural Paulista – Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, identificando-as com a missão de revelar valores e promover segmentos com pouca visibilidade no meio cultural, embora apresentem uma produção cultural de qualidade.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita e é possível retirar os ingressos com uma hora de antecedência.

Confira as datas, os horários e as sinopses das peças e programe-se com o que acontece de melhor nas produções teatrais do estado de São Paulo.

Serviço – Mostra de Teatro – Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista – até o dia 22 de maio – Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista / São Paulo). Entrada gratuita. (Espetáculo Má Pele – a classificação é 18 anos).

(Rosana Antunes/PMJ – Assessoria de Imprensa Abaçaí Cultura e Arte)

Compartilhe com todo mundo: