Imigrantes libaneses são homenageados no evento Presença Árabe

Moysés Esper foi presidente da Câmara nos anos 1980

A festa Presença Árabe, que acontece neste final de semana, também protagonizará momentos de grande emoção. Desde a sua primeira edição, um dos destaques é a homenagem feita a imigrantes libaneses. Este ano, os homenageados são Moysés Esper e Malek Assad. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (20).

Moysés Esper (1927-1990), filho de imigrantes libaneses, formou-se em contabilidade, dedicando-se ao ramo do comércio. Foi vereador no período de 1960 a 1990 e presidente da Câmara no período de 1985 a 1986.

Em dezembro de 1990, em sua homenagem, o plenário da Câmara Municipal de Jacareí “Palácio da Liberdade” recebeu o nome de “Moysés Esper – Vereador Emérito”.

Malek Assad (1939-1993), também filho de imigrantes libaneses, nasceu em Aramina (SP), mas foi em Jacareí que viveu uma intensa carreira política. Filho de Saadallah José Assad e Raifa Jorge Assad, iniciou a carreira profissional como office-boy , foi proprietário do Auto Posto Rhima Ltda e vice-presidente do Banespa S.A Crédito Financeiro Financiamento e Investimentos.

Aos 17 anos, filiou-se ao Partido Social Progressista (PSP), iniciando uma destacada carreira política. Aos 24 anos, foi eleito vereador para o período de 1964 a 1968. Durante o mandato, em 1965, foi o presidente da Câmara mais jovem até então. Foi membro e delegado do Diretório Municipal da Arena em Jacareí e delegado no Diretório Regional.

Malek Assad foi prefeito de Jacareí e deputado estadual

Foi um dos fundadores do CODIVAP (Consórcio do Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) e vice-presidente do conselho do consórcio. Em 1968, foi eleito prefeito de Jacareí, assumindo o posto entre 1969 e 1973. Construiu os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal, completando o conjunto arquitetônico denominado como Praça dos Três Poderes. Se elegeu também deputado estadual, assumindo o cargo entre 1979 e 1983.

Ao lado da esposa Delma Thereza Pereira de Almeida Assad, teve intensa participação social no campo do esporte como diretor do Trianon Clube. Foi ainda membro do Rotary Jacareí, 2º secretário do Diretório Acadêmico da Faculdade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, onde se diplomou.

Dentre tantas homenagens, recebeu o título de cidadão jacareiense em 1976 e a denominação da antiga avenida Faria Lima, que passou a ser avenida Malek Assad.
(Rosana Antunes/PMJ)