Orquestra Sinfônica de Mogi é atração na noite de domingo no EducaMais Jacareí

Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes se apresenta no “Inverno Cultural” de Jacareí – Foto: Alex Brito/PMJ

A agenda cultural do fim de semana em Jacareí traz os projetos Mercadão Vivo e Divas e Jazz e a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. As apresentações fazem parte do Inverno Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

A Orquestra Jovem de Mogi das Cruzes se apresenta no domingo (26) às 19h, na Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes no local (Av Davi Monteiro Lino, 3595).

O maestro Lelis Gerson adianta que “preparou um repertório de peso”, que começa com “Abertura Festiva”, do compositor Shostakovich, em um passeio pela Rússia comunista da década de 1950. Na sequência, o concerto parte para a ópera “Carmen”, uma das mais populares de todos os tempos, escrita pelo francês Georges Bizet, indo para “Mourão”, peça inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, do brasileiro Guerra-Peixe. Para finalizar, a valsa “Vozes da Primavera”, do austríaco Johann Strauss II.

O maestro Lelis Gerson se diz empolgado com a possibilidade de trazer a música erudita produzida em Mogi das Cruzes à Jacareí. “O público mogiano tem lotado todas as apresentações da Orquestra e gostaria muito de ver os assentos cheios também em Jacareí. Será um concerto especial porque teremos composições específicas para grupos sinfônicos, com peças mais maduras, de peso e com relevância histórica e artística”, explica.

Para o maestro, o fator que permite ousar no repertório é o nível técnicos dos 50 músicos que formam a Orquestra. “Estamos com um grupo de músicos qualificados e empenhados para a realização deste trabalho, o que nos dá uma ferramenta importante para a difusão da música erudita na Cidade, e isso tem atraído cada vez mais público às nossas apresentações”, conta.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes foi fundada em 2002 e é gerenciado pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos.

Com subvenção municipal e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, atende a mais de 300 crianças em situação de vulnerabilidade de mais de 50 bairros da Cidade, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da música.

Fazem parte do mesmo projeto a Orquestra Juvenil Minha Terra Mogi, a Banda Boigy, a Camerata de Cordas e o Quarteto de Cordas, sendo a Orquestra Jovem o braço mais avançado, com a participação de profissionais e também de ex-alunos que adquiriram formação musical mais consistente.

Integrante do projeto desde o início, Lelis Gerson destaca que a Orquestra Jovem tem desempenhado um importante papel de difusão cultural, com apresentações gratuitas e formação de público ao repertório erudito. Ao longo dos anos, o projeto realizou concertos ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Guilherme Arantes, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Lô Borges, Elba Ramalho, Fábio Jr., Jorge Vercillo e o grupo Palavra Cantada.

Jazz no Parque da Cidade
– Na tarde de domingo, às 16h, no Parque da Cidade, a cantora Claudia Muniz é a convidada do projeto Divas. O projeto é uma iniciativa do grupo Travessia Cultural e beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com incentivo da empresa Jacareí Transporte Urbano. A cada apresentação, uma “diva” convidada é acompanhada por seis músicos: Clevinho de Oliveira (sax e flauta), Anderson Delavéquia (trompete), Rodrigo Lopes (teclados), Wilton Rogers (baixo), Ricardo Pescara (guitarra) e Binho Pinto (bateria).

Sábado
– Na manhã de sábado (25), quem for ao Mercado Municipal, além da variedade de produtos, vai encontrar boa música. Das10h às 13h, as pianistas Marly Siqueira e Raquel Bigarelli se apresentam no Mercadão Vivo. O projeto promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy é realizado nas manhãs de sábado em palco montado logo na entrada do Mercado Municipal com a participação de artistas da cidade.

(Secretaria de Comunicação Social/PMJ)