Festa “Presença Árabe”

Esta semana acontece a 6ª Edição da Festa “Presença Árabe” em Jacareí, com uma gastronomia típica, temperada com muita música e dança. No dia 25 de maio, duas famílias árabes serão homenageadas, sendo uma de origem síria e a outra libanesa. A homenagem é um evento fechado a comunidade árabe, no Educamais Jacareí.

Nos dias 26 a 28 de maio, a festa é aberta ao público com um típico cardápio árabe, como: kibe, coalhada, esfiha, hummus, pastas, abobrinha recheada, kafta , doces e muito mais.  Além de comida, haverá muita dança árabe com a presença do grupo 1001 noites e das dançarinas Alessandra Pagam e Sheila Benavente.

Para o Presidente da Fundação Cultural de Jacarehy – “José Maria de Abreu”, Fabricius Tremocoldi Stipp, a presença árabe em nosso município conta um grande capítulo da nossa história. “A festa é um importantíssimo momento de rememorar e resgatar estas lindas estórias de vida! Certamente serão 4 dias de festas, destacando o melhor da cultura árabe”, afirma Fabricius.

A festa é realizada, também, em prol das entidades sociais do município, nesta edição estarão presentes barracas da JAM (Jacareí Ampara Menores), ASPAD (Associação de Pais e Amigos do Down), CEPAC (Associação Especial de Pais e Companheiros), Associação Grupo Espírita Casa da Paz, Projeto Bicho Feliz, APA (Associação Protetora dos Animais) e a Comunidade de Ação Social Fanuel. O evento será no Parque da Cidade, dia 26 dàs 19h ás 22, sábado e domingo das 10h às 22h.

Música – O grupo 1001 Noites, será a atração nos três dias de evento, das 19h às 22h. O grupo criado em 1991 conta com mais de 60 componentes, entre dançarinos e cantores. A proposta deles é divulgar a cultura árabe por meio da música e dança, com apresentações em todo o território nacional e conta com mais de 65 membros entre cantores, músicos e dançarinos.

Memória – Segundo a historiadora Ana Luiza do Patrocínio, gerente do Arquivo Público, a chegada dos árabes à cidade teve início com o sírio Jorge Madid e o libanês Amin Esper, em 1898. Atualmente, há pelo menos outros 15 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Ruston, Rachid, Madid, Daher, Nader, Moganes, Almed, Ale, Maluf, Chaquib, Assad, Massud, Abrahão, Abdo e Raad.

Homenageados – Este ano, as famílias homenageadas serão a do Sr. Fouad Mogames e do Sr. Fued Chaquib. Sendo a primeira de origem síria e com chegada a Jacareí em 1898; e a segunda família é de origem libanesa há mais de 8 décadas no município.

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp