Mês da Itália

A cultura italiana tem forte influência na cidade de Jacareí e no interior paulista. Pensando nisso, a Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Circolo Italiano ‘Leonardo da Vinci’ de Jacareí irá realizar duas atividades tipicamente italiana.

A primeira será o workshop sobre gastronomia, totalmente gratuito. O curso é para iniciantes, pessoas curiosas e interessadas nos sabores, costumes e conquistas da gastronomia Italiana. As aulas irão acontecer nos dias 10 e 17 de outubro, das 19h30 às 21h30, na Sala Mario Lago. Serão 100 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo sita da Fundação Cultural,  www.fundacaocultural.com.br, até o dia 08 de outubro.

E a segunda é uma típica festa italiana, Mercato Della Domenica ou Mercado Dominical. Na Itália, é uma feira de domingo onde você encontra diversas coisas, como comidas, bebidas e roupas. Além do artesanato.

ITALIANOS EM JACAREÍ

A imigração começou no Brasil por volta de 1870, quando milhares estavam fugindo dos inúmeros conflitos surgidos durante a unificação da Itália.   Chegavam principalmente pelo porto de Santos, e, subindo a serra, atingiram a cidade de Taubaté para trabalhar na lavoura de arroz, onde foi fundada a colônia de Quiririm,  Entre o final do século XIX e início do XX, muitos se mudaram para Jacareí, também muito forte nessa cultura. Com o tempo, acabaram por trabalhar em outras ocupações, como comércio, construção civil e montando pequenos ofícios (sapateiros, alfaiatarias, etc), adaptando-se muito bem ao município. Por isso, hoje em dia existem mais de 130 sobrenomes de origem italiana na cidade e outros milhares que tem com eles laços familiares.

Compartilhe com todo mundo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp