Pátio dos Trilhos, memória e patrimônio de Jacareí

O Complexo Cultural Pátio dos Trilhos, onde hoje se localizam os prédios da Fundação Cultural, guarda a memória de tempos onde o progresso da cidade veio através do transporte ferroviário. De fato, as estradas de Ferro tiveram grande importância para o desenvolvimento comercial e industrial do país, tendo se tornado um marco pela relevância que tiveram na sociedade brasileira. Sua principal finalidade era o transporte do café, a base do lucro de qualquer senhor de terras no século XIX.

Em 1876, houve uma enorme festa por conta da inauguração da linha férrea de Jacareí, onde moradores se confundiam com autoridades em seus trajes mais elegantes para comemorar a vinda do trem que, quando avistado pela população, foi comemorado em grande estilo.

Em 1905, foi inaugurado o sistema de bitola larga, que permitia locomotivas mais modernas com vagões mais luxuosos. Por isso, ao seu redor, o comércio se consolidou ainda mais.

A estrada de ferro trazia consigo grandes mudanças para a cidade, tudo se modificou, o comportamento das pessoas, a movimentação pela cidade, pois a linha fazia o transporte para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de diversos produtos, como o café e escravos traficados, bem como transportavam a passagem de médicos, pensadores, militares, cientistas estrangeiros, entre outros.

Fontes :Lencioni, Benedicto Sérgio, “Jacareí Sua História”, 2ª edição, J.A. Cursino& Editores, 2015