FEIRA DE CULTURA INDÍGENA

Em homenagem ao mês da resistência indígena latino-americana, a Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com a Opção Brasil, realiza a 1ª Feira de Cultura Indígena do Vale do Paraíba. O evento conta com apresentação de danças rituais com o povo pataxó e diálogo com o público presente. Os povos indígenas possuem diversas manifestações que atestam sua variada cultura. Uma das mais fortes e mais envolventes é a do canto e dança. Os pataxós, assim como a maioria dos indígenas localizados no Nordeste, praticam a dança do Toré, que é um momento ritual riquíssimo e muito forte.

Haverá, também, uma contação de histórias indígenas do povo pataxó para crianças de forma lúdica. A tradição forte entre os indígenas é a sua oralidade, onde se passa o respeito entre os mais jovens e os mais velhos. E uma das formas é contar mitos para crianças onde se envolvem brincadeiras indígenas, conceitos de natureza e a criação do mundo de forma bem educativa. Além uma exibição de filme temático, debate e uma feira com exposição e venda de produtos nos dias das atividades.

O grupo Opção Brasil é uma ONG responsável por um trabalho que dialoga a Cultura Indígena na região do ABC Paulista (grande São Paulo) e  também na região de Campinas, e que terá a sua primeira edição no Vale do Paraíba como foco a resistência dos Povos Indígenas.

Programação:

21/10 – 20h –Apresentação de Danças Rituais com o Povo Pataxó

22/10 – 16h – Contação de Histórias indígenas

25/10 – 19h – Filme Hans Staden – Classificação 12 anos

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Pátio dos Trilhos.

 

 

Compartilhe com todo mundo: