O Largo do Riachuelo e Jacareí na Guerra do Paraguai

O Largo do Riachuelo foi inaugurado em Jacareí, homenageando uma das batalhas decisivas da guerra do Paraguai, ocorrida no arroio do Riachuelo, um dos afluentes do rio Paraguai.

A sangrenta Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai ocorreu entre 1864 até 1870, onde participaram Brasil, Argentina, e Uruguai, contra o governo paraguaio, que tentava conseguir uma saída para o mar, anexando territórios de seus vizinhos.

Nosso município contribuiu para essa guerra tanto com homens, quanto como comdinheiro. Foram apresentados pelo Alferes João da Costa Gomes Leitão 25 voluntários e foi doada uma quantia total de 5.360$000 onde o mesmo Leitão fez a maior doação no valor de 1.650$000, valor equivalente a ao preço de um escravo de “boa qualidade” na época.

Aliás, os voluntários eram formados também por escravos que era libertados para lutar a guerra. A maior parte deles recebiam pouco ou nenhum preparo, pois apenas uma baixa parcela do contingente era formada por soldados de fato.

Fonte: Lencioni, Benedicto Sérgio, “Jacareí Sua História”, 2ª edição, J.A. Cursino& Editores, 2015