Mercato Della Domenica

A cultura italiana tem forte influência na cidade de Jacareí e no interior paulista. Pensando nisso, a Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Circolo Italiano ‘Leonardo da Vinci’ de Jacareí irá realizar uma reeleitura da tradicional festa italiana, o Mercato Della Domenica.

O Mercato Della Domenica ou Mercado Dominical acontece na Itália e é uma feira de domingo onde você encontra diversas coisas, como comidas, bebidas, músicas, teatros e roupas. Além do artesanato.

Na culinária, os pratos salgados serão lasanhas e penne com opção de molho ao sugo ou bolonhesa. Entre os doces, estão os canoli e bombonoli. Os shows ficaram por conta da Dança Cigana, às 11h; do Grupo Cuori Italiani, com músicas clássicas italianas, às 12h; Dança Tarantela, às 14h. Além da contação de poesias.

ITALIANOS EM JACAREÍ

A imigração começou no Brasil por volta de 1870, quando milhares estavam fugindo dos inúmeros conflitos surgidos durante a unificação da Itália.   Chegavam principalmente pelo porto de Santos, e, subindo a serra, atingiram a cidade de Taubaté para trabalhar na lavoura de arroz, onde foi fundada a colônia de Quiririm,  Entre o final do século XIX e início do XX, muitos se mudaram para Jacareí, também muito forte nessa cultura. Com o tempo, acabaram por trabalhar em outras ocupações, como comércio, construção civil e montando pequenos ofícios (sapateiros, alfaiatarias, etc), adaptando-se muito bem ao município. Por isso, hoje em dia existem mais de 130 sobrenomes de origem italiana na cidade e outros milhares que tem com eles laços familiares.

Compartilhe com todo mundo: