Curso e consultoria gratuita de projetos culturais retomam atividades

Quem vê uma atividade cultural montada, quase não se atenta que ali tem mais do que o trabalho artístico. Ao realizar uma ação artística e cultural, existe um trabalho burocrático com o desenvolvimento do projeto, que envolve inclusive a busca por apoios, parcerias, além de financiamentos via editais ou leis de incentivo.

Por isso, a Fundação Cultural de Jacareí promoveu, no decorrer do ano passado, assessorias para auxiliar os artistas da cidade e da região na criação e organização de projetos a serem beneficiados por programas e políticas de incentivo à cultura, tanto do setor público, quanto de outras instituições. Nelas, foram fornecidas consultorias gratuitas, de forma individual e coletiva, a todos os artistas e produtores culturais interessados. Regina Pimentel foi das pessoas que se organizou, agendou atendimento nas assessorias, seguiu as diretrizes e fez com que sua proposta de projeto saísse do papel.

No final do ano passado e início deste ano, a artista conseguiu agendar suas exposições de artes em cerâmica compondo a programação de duas cidades: no Museu de Arte Sacra em São José dos Campos (no primeiro semestre deste ano), e na região do Litoral Norte, pelo Museu de Caraguatatuba (no segundo semestre).

A artista já possui exposições agendadas tanto no prédio da Diretoria de Cultura quanto no MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba).

As consultorias acontecem todas as quartas-feiras, mediante agendamento prévio pela “Plataforma de Inscrições” (https://goo.gl/NZWQ8K)

Cursos e assessorias são parte de uma mudança na forma de pensar e fomentar a cultura. “Desde o início pensamos em formas de facilitar o acesso do artista aos editais e às leis de incentivo e, assim, fortalecer a cena cultural da cidade”, explicou Bruno Castro, presidente da autarquia.

O presidente falou ainda sobre a oficina “Projetos Culturais – Elaboração e Gestão” que ocorrerá de 16 a 19 de abril, no MAV. Esta oficina está com inscrições abertas e é uma parceria entre a Fundação Cultural de Jacarehy e a ‘Poiesis Organização Social de Cultura’ – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.  As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/KJR243

(Victor Copola/PMJ – Foto: Divulgação)