Festa Árabe acontece neste final de semana em Jacareí

No próximo final de semana, nos dias 26 e 27 de maio, a Fundação Cultural de Jacareí realizará a 7ª edição da “Festa Árabe”. Venha provar a típica gastronomia temperada com muita música e dança. O evento acontecerá na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, na altura do Parque da Cidade das 10h às 22h.

Além de pratos típicos como esfiha, quibe, kafta, hummus e coalhada, haverá a apresentação do espetáculo do grupo “1001 Noites” nos dois de festa, à partir das 19h. As barracas são administradas por entidades beneficentes – JAM (Jacareí Ampara Menores), ASPAD (Associação de Pais e Amigos do Down), CEPAC (Associação Especial de Pais e Companheiros), APAJAC (Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias), APA São Francisco de Assis, Associação de Basquete, Mosteiro Ain Karin, Associação Casa Mãe,  Associação Casa da Paz, Associação Casa Fonte da Vida e Projeto Bicho Feliz .

Dança e música – Fundado em 1991, o Grupo 1001 Noites é hoje uma das principais referências em música e danças árabes no Brasil. Sempre presente nos principais eventos temáticos em todo o país, nosso elenco é formado por profissionais especializados na disseminação da cultura oriental. São músicos, bailarinos e bailarinas de renome nacional e internacional. Todos capazes de cativar o público e manter a energia dos seus convidados nas alturas.

Memória – Os primeiros imigrantes árabes chegaram a Jacareí no final do século 19. A historiadora Ana Luíza do Patrocínio, revela que a chegada dos árabes à cidade teve início com o sírio Jorge Madid e o libanês Amin Esper. “Eles chegaram praticamente juntos, em 1898”, diz. E ainda ressalta que colônia aproveitou-se da linha férrea , podendo então , vender todos os seus produtos comprados em São Paulo e distribuídos em todo Vale do Paraíba e assim estabelecendo-se em Jacareí. Atualmente, além desses dois sobrenomes, há pelo menos outros 31 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Isper, Esper, Sper, Daher, Aboana, Abrahão, Rachid, Abou Zaher, Ahmed, Ruston, Mogamês, Maluf, Massud, Madid, Ammouri, José Raad, Nader, Abdou, Raad, Abdon Abrahão, Assad, Chaquib, Hamze Taha, Sarkis Abdou, Abdalla, José Miguel, Khalil, Boutrus, Neme, Khouri, Nema.

Trânsito: Em razão da 7ª edição da Festa Árabe a Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino estará parcialmente interditada na sexta-feira (25) à partir das 6h. Haverá um desvio pela Rua Juca de Oliveira até a Rua General Carneiro. O Transito será estabelecido normalmente na segunda-feira(28).

Assessoria de Comunicação/FCJ  Foto: Luís Cepinho/FCJ